Geral

Condições de trabalho da Polícia Civil em pauta no Legislativo de Criciúma

Policiais Civis estiveram na noite de ontem (13), no Legislativo criciumense para participar da Tribuna Livre. O pedido foi do vereador Vanderlei Zilli (PMDB). “Resiolvi trazê-los para que pudessem relatar a forma de trabalho. Sabemos dos grandes serviços prestados pela Polícia Civil e os policiais da nossa cidade servem de referência no Estado”, disse o vereador, autor da proposição, que foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Conforme o policial civil Arilson Nazário, a principal reivindicação é o reajuste salarial. “Os policias civis da região de Criciúma tem uma “penetração” grande na sociedade, muito pelo policial Almir Fernandes, mas por outro lado sofremos dificuldades. No Estado, temos 3.170 policias civis ativos. Já na região carbonífera são 148, e em Criciúma temos 80 policiais civis”, disse ele, que faz parte do Sindicato de Policiais Civis de Santa Catarina (Sinpol).

“Queremos permanecer policiais civis, buscando solucionar os problemas, mas com condições de trabalho. O sistema prisional está em crise”, salientou. Além da questão salarial, os profissionais também lutam com foco na garantia na aposentadoria e nas promoções para uma possível ascensão na carreira.

Nazário salientou que muitos não se interessam pela atividade por conta da desvalorização salarial. A ressocialização dos detentos e os crimes cometidos foram outros assuntos debatidos por ele. “O que estão pedindo é muito justo. A sociedade precisa do trabalhos de vocês, e para isso vocês tem que estar bem preparados. Contem com meu apoio. O Legislativo está de portas abertas”, disse o presidente Itamar da Silva (PSDB).

Colaboração: Daniela Savi