Geral

Confira como será o funcionamento de órgãos do Governo do Estado no feriado de Natal

O funcionamento dos órgãos atende ao Decreto nº 1.002/2020, de 14 de dezembro. A medida é válida para os órgãos e as entidades da administração direta, autarquias e fundações do Executivo catarinense

Divulgação

Com o ponto facultativo na quinta-feira, 24 e o feriado de Natal na sexta-feira, 25, alguns serviços públicos do Governo de Santa Catarina terão alterações. Atividades consideradas essenciais como saúde, segurança, abastecimento de água (Casan) e distribuição de energia elétrica (Celesc) serão mantidas em escala de plantão ou ato definido pela autoridade competente.

O funcionamento dos órgãos atende ao Decreto nº 1.002/2020, de 14 de dezembro. A medida é válida para os órgãos e as entidades da administração direta, autarquias e fundações do Executivo catarinense.

Confira o horário de funcionamento de cada setor:

Segurança Pública

As Delegacias de Polícia Civil (181 ou WhatsApp 48 98844-0011), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros Militar (193) e órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) funcionarão em esquema de plantão/escala.

Os boletins de ocorrência podem ser feitos nas delegacias de polícia ou na DP Virtual. A Polícia Militar também disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta que permite denúncias de forma anônima e ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população, em caso de emergência, comunicar à coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193. Reforça também a importância de acompanhar os avisos e alertas que são atualizados no site e nas redes sociais da Defesa Civil. Também é possível realizar o cadastro para receber as mensagens diretamente no celular de forma gratuita. Para isso basta mandar uma mensagem SMS para o número 40199 contendo apenas no texto o Código de Endereçamento Postal (CEP) do local que deseja ser monitorado.

Saúde

Todas as emergências dos hospitais da rede pública estadual estarão abertas em esquema de plantão.

Hemosc

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) estará fechado, mas equipes estarão trabalhando em regime de plantão. Saiba mais sobre o funcionamento do Hemosc em https://www.hemosc.org.br/noticia/666.html.

Educação

A rede estadual não terá atividades.

Celesc

Os canais virtuais de atendimento da Celesc funcionarão normalmente. Caso seja registrada falta de energia, uma maneira rápida de protocolar ocorrências é pelo aplicativo da Celesc, disponível na App Store e no Google Play. Outras opções são pelo 0800 048 0196, pelo site ou ainda enviando SMS para 48196 com a mensagem SEM LUZ e o número da sua unidade consumidora.

A Celesc informa que não haverá atendimento em suas lojas presenciais nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Nesses dias, serão mantidos todos os serviços essenciais e os canais virtuais de atendimento funcionarão normalmente.

Para assuntos comerciais, consulte o site www.celesc.com.br ou contate o Call Center pelo 0800 048 0120. O consumidor também pode obter informações e solicitar serviços na Agência WEB do portal www.celesc.com.br.

Casan

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan mantém os serviços essenciais de campo mesmo no feriado, com equipes para abastecimento e manutenção de água e de coleta e tratamento de esgoto. O usuário pode buscar atendimento 24 horas durante o feriado na Central de Atendimento 0800 643 0195, no aplicativo Casan SC e pelo chat 24 horas no site www.casan.com.br

Procon

O Procon estadual estará fechado. Saiba qual a unidade do Procon mais próxima e os horários de atendimento no site https://www.procon.sc.gov.br/.

Sine/SC

As unidades do Sistema Nacional de Empregos no Estado (SINE/SC) não estarão funcionando. O atendimento digital continua por meio do aplicativo Sine Fácil e serviços.gov.br.

Jucesc

A Jucesc possui o sistema 100% digital, funciona todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.

Ceasa

Na quinta-feira, dia 24, o mercado abre em horário de segunda-feira. Ou seja, o sinal para comercialização toca às 7h. No dia do feriado de Natal, a Ceasa estará fechada. No sábado, dia 26, o mercado estará aberto. Tanto a entrada quanto a comercialização começam às 6h e vão até o meio-dia.

Aresc

Segue com trabalho remoto. As fiscalizações das medidas sanitárias nos serviços de transporte não param no feriado. Para denúncias, reclamações e dúvidas, contatar a Ouvidoria 24 horas, todos os dias, no telefone (48) 99151 0276 ou email [email protected]

Imetro-SC

Segue com os canais de denúncia, reclamações e sugestões, pelo e-mail [email protected]

Cultura

Os espaços da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) seguem fechados ao público. A fundação oferece atividades virtuais para a população, confira no site.

Recentemente reaberta ao público, a Galeria do Artesanato estará com horários especiais de funcionamento neste fim de ano. O espaço, administrado pela FCC no Centro de Florianópolis, estará fechado nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e nos dias 1º e 2 de janeiro. Nos demais dias, abre normalmente, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h; e aos sábados, das 9h às 13h.

Comunicação

A Secretaria Executiva de Comunicação estará de plantão para atendimento à imprensa, atualização do portal e das redes sociais do governo. Acesse aqui o contato dos assessores das demais secretarias.

Notícias Relacionadas

Incêndio de grandes proporções atinge madeireira em Orleans

O Corpo de Bombeiros de Orleans foi acionado na manhã deste domingo, dia 20, por volta das 6h20min da manhã, para atender um incêndio em uma madeireira no bairro Oratório, município de Orleans.

Nova Veneza celebra 130 anos com entrega de rua e corte de bolo

O tradicional corte do bolo de aniversário também foi realizado.

Mais de 300 mil doses de vacina contra Covid-19 desembarcam em SC

Nova remessa com doses do imunizante deve chegar ao aeroporto da Capital Catarinense durante a noite.

Urussanga: dois homens são presos por tráfico de drogas

Cerca de 43 buchas de cocaína, celulares e dinheiro foram apreendidos.