Geral

Conheça as gigantes dunas de Jaguaruna

Paredões de areia formam as diversas dunas que ficam próximas da lagoa do Arroio Corrente

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Paredões de areia formam as diversas dunas de Jaguaruna, a popular Jagua. Para chegar até lá, o visitante terá que passar pela paradisíaca lagoa do Arroio Corrente, situada a poucos metros do também cartão postal do balneário, o famoso chuveirão, localizado a 500 metros da beira-mar. De carro, o percurso não dura mais do que cinco minutos, uma caminhada a pé leva em torno de 15 minutos. Ao chegar a lagoa, que é própria para banho, o visitante terá que caminhar aproximadamente 500 metros em uma trilha às margens dela.

Percurso completado, o turista chegará na prainha, do outro lado da lagoa, onde se concentram as dunas da Jagua. A ordem da vez é subir as dunas. Coragem e fôlego são essenciais para a aventura. No topo, é possível ter uma visão geral do balneário, das casas de veraneio, das dunas, e é possível também observar ao fundo o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, que deverá ter as obras concluídas ainda neste semestre.

Segundo matéria do site Engeplus, a dona de casa Jucema Medeiros, de Criciúma, ficou encantada com a beleza do local. “Aqui dá para ter uma dimensão do tamanho da lagoa. É deslumbrante essa visão”, fala encantada. As dunas são ideais para a prática do sandboard, o surfe na areia. Muitos veranistas aproveitam o tamanho das dunas para se aventurar nas descidas. Depois da coragem, é preciso ter fôlego para a subida. "Quase morri para subir nessa areia soltinha", conta Jucema. “Essa é a segunda vez que eu venho aqui, a primeira foi há seis anos e não tinha guarda-vidas e nem essa gentarada toda aqui. Aqui tem muitas árvores, bastante sombra, então o pessoal aproveita”.

Além do surfe na areia, na lagoa é possível praticar um esporte que vem crescendo em todo o Estado: o stand up paddle, praticado em águas calmas, como lagoas, barras e represas.

Como chegar – Os turistas que querem conhecer as belezas das dunas, da lagoa ou do chuveirão devem se dirigir ao Centro de Jaguaruna. O acesso principal é pela BR-101. Depois de entrar no trevo de acesso ao município, o visitante deve seguir na rodovia SC-442 até o final.

Distância de Jaguaruna:

Sangão: 15 quilômetros     
Tubarão: 17 quilômetros      
Treze de Maio: 20 quilômetros      
Içara: 35 quilômetros
Laguna: 44 quilômetros
Criciúma: 45 quilômetros
Florianópolis: 157 quilômetros
Porto Alegre:  313 quilômetros
Curitiba:  450 quilômetros
São Paulo: 900 quilômetros