Geral

Conselheiros Tutelares de Lauro Müller participam de capacitação

O curso teve o intuito de formar Conselheiros que saibam ampliar seus olhares sob os direitos das crianças e adolescentes e, acima de tudo, combater todas as formas de negligência.

Divulgação/Prefeitura de Lauro Müller

Os cinco Conselheiros Tutelares de Lauro Müller participaram nesta semana da Capacitação Unificada dos conselheiros de Santa Catarina – Gestão (2020-2024). O curso teve o intuito de formar Conselheiros que saibam ampliar seus olhares sob os direitos das crianças e adolescentes e, acima de tudo, combater todas as formas de negligência. Para isso, compreender as causas das violências no meio social bem como seu impacto no desenvolvimento de uma pessoa, é primordial para a constituição de agentes transformadores.

Da mesma maneira, é importante conhecer e interpretar as leis, em particular o Estatuto da Criança e do Adolescente, saber qual é a função e o papel do Conselho Tutelar e a quem recorrer diante de situações de violações de direitos. A capacitação aconteceu nos dias 17 e 18 e participaram os conselheiros lauromüllenses Carolini Ramos Dandolini, Oseias Gabriel, Paloma Crotti, Natalia de Abreu e Larissa Tancredo de Aguiar.

“Destaco que a formação é muito importante e necessária para que haja cada vez mais qualidade na atuação do colegiado diante das demandas que chegam até nós, acredito que o curso forneceu conhecimentos fundamentais para uma atuação qualificada”, afirma Carolini.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, a ECApacitação dos conselheiros tem total de 100 horas/aula, contando com etapas online de ensino à distância e de transmissões ao vivo. Além disso, serão realizados dois encontros presenciais regionais, entre fevereiro e março, nos municípios de Chapecó, Treze Tílias, Lages, Florianópolis, Mafra, Criciúma e Joinville. No total, 2.453 Conselheiros Tutelares estão matriculados no curso, sendo 1.492 titulares e 961 suplentes.

Em sete módulos, o curso aborda temas como legislação e direitos infanto-juvenis, políticas públicas e trabalho em rede, orçamento público e Fundo da Infância e Adolescência (FIA), evasão escolar e convivência familiar, entre outros. Também são discutidas as atribuições e principais rotinas do Conselho Tutelar.

As informações são do Conselho Tutelar de Lauro Müller.

Notícias Relacionadas

Lauro Müller terá central para tirar dúvidas quanto à movimentação do FGTS Saque Calamidade

Para o atendimento presencial é preciso seguir as normas de segurança e higiene frente a pandemia de Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de (ao menos) 1,5 metro entre cada pessoa e uso de álcool em gel.

Idosos da Inclusão Digital e Alfabetização de Lauro Müller escrevem cartas contando cotidiano durante pandemia

O acompanhamento feito aos idosos integrantes do programa é feito pelo Governo do Município, através da Secretaria de Assistência Social de Lauro Müller e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Governo de Lauro Müller inicia obras para revitalização em Centro de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Barreiro

O novo serviço vai atender jovens e adolescentes que integram o serviço coordenado pelo Cras, dando acompanhamento em local adequado e revitalizado.

Eleições 2020: Com possibilidade de chapa pura, PDT quer oferecer opção ao eleitor de Lauro Müller

O presidente do partido, Manoel Jades Izidoro, falou com exclusividade sobre os preparativos para as eleições municipais.