Geral

Conselho da Cidade de Lauro Müller decide por unanimidade manter Ecomuseu Serra do Rio do Rastro

Membros do Conselho da Cidade de Lauro Müller voltaram a se reunir, na noite desta terça-feira (6), em reunião extraordinária, para votação que definiu a posição do Conselho a respeito da possibilidade de transformação do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro em Parque Municipal. Por meio de votação nominal, o grupo aprovou por unanimidade que seja mantido o Ecomuseu.

A votação do conselho faz parte de um pedido do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que solicitou a Lauro Müller, no ano passado, que fizesse um estudo sobre a possibilidade de transformar a área do Ecomuseu em Parque Municipal.

No último dia 20 de fevereiro o conselho já havia se reunido para votar o assunto, mas em razão de um novo pedido do ministro do Meio Ambiente, para que o assunto fosse novamente debatido em reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense, a votação acabou sendo adiada pelo presidente Emerson Coan.

Diante do ocorrido, dez membros titulares do conselho convocaram todos os demais membros para esta reunião extraordinária, um dia após a reunião com o Fórum Parlamentar, realizada nessa segunda (5), em Florianópolis. O resultado do encontro com os parlamentares foi exposto a todos os presentes pelo presidente do conselho do Ecomuseu, Cláudio Lottin. Ele repassou as informações do resultado da reunião em Florianópolis, onde ficou estabelecido o prazo de 15 dias para que o Ministério do Meio Ambiente encaminhe o projeto de Lei retirando Lauro Müller e outros municípios envolvidos da área do Parque Nacional da Serra Catarinense. Caso o ministério não honre com o compromisso assumido, o próprio Fórum Parlamentar fará o encaminhamento pela Câmara dos Deputados.

“Nós já esperávamos o resultado positivo. Sabíamos que a comunidade está disposta a manter o Ecomuseu. Agora é ver o que o Frente Parlamentar vai encaminhar em Brasília para que possamos definir de vez este assunto. Todos esse movimentos fortalecem cada vez mais o Ecomuseu”, comemorou Cláudio Lottin.

O presidente do Conselho da Cidade, Emerson Coan, disse estar satisfeito com o resultado da reunião e que o conselho irá agora fazer os encaminhamentos desta reunião. “Decidimos aqui o que é melhor para Lauro Müller. O resultado desta reunião agora será encaminhado para todos os nossos parlamentares representantes informado de forma oficial a nossa posição”, registrou Coan.

Entre as autoridades municipais presentes na reunião estava o vice-prefeito Pedro Barp Rodrigues, o presidente do Poder Legislativo, vereador Luciano Leodato, além outros vereadores e lideranças locais.

Notícias Relacionadas

Chuva deixa SC em “alerta vermelho” para inundações na divisa com o RS

Cidades próximas da fronteira com o Rio Grande do Sul estão com risco alto para enxurradas e inundações

Tigre marca jogo-treino contra o Caravaggio

Chuva causa estragos e deslizamentos de terra na Serra de SC

Desde quarta-feira (1º), região vem sofrendo as consequências do mal tempo

Porto Alegre fecha comportas de segurança para evitar inundação

Temporais atingem o estado desde o início da semana