Geral

Conselho da Cidade decide hoje se mantém Eco Museu em Lauro Müller

A unidade de conservação pode ser extinta, caso seja aprovada a criação de um Parque Municipal. A decisão caberá, neste momento, aos 33 conselheiros.

Foto: Divulgação

Membros do Conselho da Cidade de Lauro Müller decidem na noite desta terça-feira (20), o futuro do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro.A unidade de conservação pode ser extinta, caso seja aprovada a criação de um Parque Municipal. A decisão caberá, neste momento, aos 33 conselheiros e, logo após, à Câmara de Vereadores.

Atualmente, o Ecomuseu abrange toda a área da Serra do Rio do Rastro e demais propriedades de Lauro Müller, próximas ao Parque Nacional de São Joaquim, que também passa por ampliações.

A discussão se intensificou no ano passado com a proposta do Ministério do Meio Ambiente na realização de debates junto a população sobre a possibilidade da criação de um Parque Municipal no lugar do Eco. Com isso, descartava-se a ampliação do Parque Nacional sobre o território lauromüllense.

O Governo Municipal e integrantes do Ecomuseu acataram o pedido e iniciaram as discussões. O assunto foi discutido com a população e agora segue para definição pelo Conselho da Cidade.

Segundo presidente do Conselho, Emerson Coan, o Baru, o assunto foi amplamente discutido e sinalizou que o grupo já tem uma posição formada quanto ao assunto. “Acompanhei todas as posições. Acredito que a discussão foi exaurida e todos estão conscientes da posição a ser tomada. É uma decisão muito importante até porque, impactará no futuro da nossa cidade e da região”, destacou.

Em caso de empate na votação, o presidente decidirá. Enquanto isso, membros do Ecomuseu mantém a posição de que, a criação do novo parque deverá ser prejudicial à cidade. “É muito importante a participação da comunidade, principalmente os conselheiro e seus suplentes, mas também os proprietários de terrenos próximo ao costão, pois serão os lauromüllenses mais impactados caso for definido pelo parque”, defendeu membro do conselho do Ecomuseu, Paulo Cézar Freiberger.

A reunião do Conselho da Cidade acontece às 19h30min, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, localizado próximo ao Fórum da cidade, sobre o Cartório de Imóveis. A população pode acompanhar o encontro, mas sem poder de voto.

Notícias Relacionadas

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.

Tráfego na Serra do Rio do Rastro será liberado a partir das 12h de sábado nos finais de semana de agosto

A alteração no trânsito seguirá até o fim da obra, prevista para maio de 2021, e é necessária para garantir a segurança dos usuários da SC-390 durante o período de intervenções.

Serra do Corvo Branco: obra parada gera reflexos no desenvolvimento da região

Barreira que atingiu metade da pista na SC-390, na Serra do Rio do Rastro, é retirada

A queda da barreira foi registrada por volta das 9h30 desta terça-feira (7)