Geral

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é oficializado em Braço do Norte

Ao todo, 10 entidades terão representação no conselho, sendo cinco da sociedade civil organizada e cinco estatais (município).

Fotos: Suham Dellatorre

Braço do Norte passa a contar, a partir de hoje, segunda-feira, 23, com o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comped). O fórum para a escolha das entidades ocorreu no auditório da Apae.

O encontro iniciou com uma novidade: o prefeito Beto Kuerten Marcelino anunciou a autorização da licitação para a aquisição de um veículo adaptado para a Secretaria de Educação. “Este é um compromisso assumido pela administração e que será honrado em breve. Facilitar o transporte dos alunos cadeirantes e que necessitam de acessibilidade é uma prioridade para o município”, comentou Beto, que lembrou que as escolas e centros educacionais infantis (CEIS) estão passando pelas reformas do Programa Escola Bonita e que este é um projeto que prima pela acessibilidade das unidades de ensino.

Beto aproveitou a oportunidade para fazer a entrega de uma cadeira de rodas, em nome da primeira-dama, Débora Coan Marcelino, presidente da Abras para Gabriel Buss Blasius.

O prefeito ressaltou ainda que na reforma administrativa, realizada no final de 2017, houve a extinção da Secretaria da Família e a criação do Departamento de Inclusão das Pessoas com Necessidades Especiais. “Nós não podemos virar as costas para a inclusão. Óbvio que não conseguiremos fazer tudo, mas vamos passo a passo construído esse caminho, com a ajuda de todos aqueles que entendem a importância de incluir e dar dignidade às pessoas especiais”.

[soliloquy id="290844"]

O fórum também contou com a presença do secretário executivo do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede), Alexandre Belino, e Laércio Ventura, conselheiro do Conede, além do vice-prefeito, Ronaldo Fornazza, das secretárias de Assistência Social, Gisely Heidemann Perin Meurer, e da Educação, Claudinéia Niehues, vereadores e colaboradores da administração municipal.

Ao todo, 10 entidades terão representação no conselho, sendo cinco da sociedade civil organizada e cinco estatais (município).

Foram colocados à disposição três entidades: Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Asacad), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação Esportiva e Paradesportiva de Braço do Norte (Asespp) e duas pessoas físicas: Jairo Boeing Fernandes e Meggy Marilyn Wiggers Cosmo, com Pedro Michels Neto de suplente e Amélia Andrade. Já as secretarias municipais que terão acento no conselho são a de Assistência Social, de Administração, de Educação, de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico e de Saúde.

Colaboração: Suham Dellatorre – Assessora de Comunicação da Prefeitura de Braço do Norte

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.