Geral

Considerado infestado pelo aedes aegypti, Imbituba passa por varredura

O Levantamento do Índice Rápido (LIRA) que analisa o estágio da infestação em um município é uma orientação do Ministério da Saúde

Divulgação

Até esta sexta-feira (20), as equipes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) farão uma pesquisa em todos os bairros da cidade de Imbituba para verificar o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. É o chamado levantamento de índice rápido. Esse trabalho é realizado, apenas, em municípios considerados infestados.

Em Imbituba, todos os 38 focos identificados em maio seguem em monitoramento, afinal, esse tipo de protocolo é mantido como forma de tratamento. “Trata-se de uma varredura em todos os bairros de Imbituba. A nossa equipe inteira está em ação”, disse o Coordenador do Programa de Combate ao Aedes aegypti, Eduardo Carvalho.

O Levantamento do Índice Rápido (LIRA) que analisa o estágio da infestação em um município é uma orientação do Ministério da Saúde. O mapeamento determina a distribuição de focos por tipo de criadouro nas diferentes regiões da cidade. Além disso, garante à prefeitura a possiblidade de preparar as estratégias para o combate.“Essa é uma atividade que deve ser realizada em todos os municípios infestados por Aedes aegypti no território nacional. E, esse levantamento de índice rápido ocorre duas vezes ao ano, em abril e novembro. O município de Imbituba não fez esta atividade em abril por que, na época, não era considerado infestado. Então, será a primeira vez. Esse é um trabalho feito com bastante qualidade, por isso, envolve muitos agentes para o atendimento em diversos locais e imóveis. Com o levantamento em mãos, conseguimos fazer uma fotografia da real situação do município e, a partir do resultado, nós conseguimos desenvolver novas estratégias para combater o vetor”, disse Sabrina Fernandes Cardoso, bióloga da Secretaria de Estado da Saúde.

Com informações do HCNoticias

Notícias Relacionadas

Calor e chuva são esperados neste final de semana no Sul Catarinense

Sábado pode atingir até 35°C

Incêndio provoca a morte de 10 pessoas em pousada de Porto Alegre

Outros sete ficaram feridos

Motorista com sinais de embriaguez capota carro em Orleans

Segundo os bombeiros, homem recusou ser encaminhado ao hospital e deixou local do acidente

PM prende mulher por agredir marido e tentar destruir o carro dele com uma pá em Braço do Norte

Segundo uma testemunha, a esposa chegou a jogar o companheiro, que é cadeirante, no chão