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Construção de segunda ponte promete melhorar trânsito no centro de São Ludgero

Imagem Divulgação

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Mais uma etapa foi finalizada em relação ao projeto para construção da segunda ponte no centro de São Ludgero. Na manhã desta segunda-feira (13), na Sala de Licitações, às 9 horas, foi realizado o Processo Licitatório, para saber qual empresa irá executar a obra tão importante para o município e região quando o assunto é circulação de veículos e mobilidade urbana. A empresa vencedora foi à Fraga Construções e Engenharia Ltda. pelo valor de R$ 3.050.663,30 para um projeto com 221 metros de extensão, incluindo os acessos. A partir de agora, o início da construção só depende dos trâmites finais para liberação de 50% do valor por parte do Governo Estadual.

A modalidade de licitação foi Concorrência Pública, número 02/2016, e a empresa ganhadora já apresentou renúncia recursal e como houve concordância com os procedimentos licitatórios, cabe agora ao prefeito Volnei Weber homologar e, posteriormente, assinar e entregar a ordem de serviço para início da execução. O Edital de Licitação foi lançado em 9 de maio e o mesmo foi publicado no Diário Oficial da União, Diário Oficial do Estado, em Jornal Diário Regional e no site do município. A elaboração do projeto da segunda ponte foi realizada em 2014, pela empresa Geovias Engenharia Ltda, ganhadora do processo licitatório, e pago com recurso do Governo do Estado, destinado pelo deputado estadual na época, Joares Ponticelli, no valor de R$146.980,00. Em outubro de 2015, durante inauguração do Quartel do Corpo de Bombeiros de São Ludgero, o governador João Raimundo Colombo, assumiu o compromisso de liberar no início de 2016, 50% do valor da obra e a Administração Municipal assumiu a responsabilidade referente ao outro 50% através de financiamento. Reforçando a necessidade da obra para a região, também, em 2015, a segunda ponte foi aprovada durante Audiência Pública para construção do orçamento anual, realizada na Unisul, em Tubarão, como uma das três prioridades da região para 2016.

Sobre a parte de responsabilidade que cabe a Administração Municipal de São Ludgero, segundo o prefeito Volnei Weber, está tudo pronto, com autorização da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em mãos, autorização ambiental e a análise com apontamentos sugeridos por parte do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), atendidos. “Todos os passos foram atendidos rigorosamente pela atual Gestão Municipal e agora só estamos dependendo da finalização dos trâmites burocráticos para a liberação do recurso que cabe ao Governo do Estado”, pontua o prefeito Volnei Weber. Em recente visita ao município, no dia 2 de junho, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, garantiu que a liberação seria oficializada pelo Governo de Santa Catarina nesta semana. “Eu acredito na palavra do nosso governador Raimundo Colombo e do nosso vice-governador Eduardo Pinho Moreira”, reitera o prefeito. O Processo Licitatório, foi acompanhado do início ao fim, pelo vereador Valcemir Villani (PR) e o Procurador Jurídico do Município, Juliano do Nascimento.

 

Síntese da Obra

  • Elaboração do projeto e aperfeiçoamentos: Geovais Engenhaira Ltda.
  • Investimento no projeto: R$ 146.980,00
  • Extensão total da obra: 221 metros – da rua Orleans, Margem Direita, passando o rio Braço do Norte, o pátio da Sede Administrativa Municipal até a rua Dona Gertrudes, Margem Esquerda.
  • Extensão da ponte: 100 metros
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  • Extensão dos acessos: 121 metros
  • Largura da pista veículos: 7 metros
  • Largura de cada passeio: 1,40 metros
  • Valor da obra licitada: R$ 3.050.663,30
  • Empresa ganhadora da licitação para execução: Fraga Construções e Engenharia Ltda.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber/Assessoria de Imprensa