Economia

Consumidor investiu mais no presente do Dia dos Namorados na região de Criciúma

Foto: Marcelo De Bona - Engeplus

Foto: Marcelo De Bona – Engeplus

Criciúma registrou aumento no tíquete médio para o dia dos namorados, que neste ano ficou em R$ 148,87, maior do que em 2015 (R$ 134,61), mas abaixo da média estadual (R$ 167,76), de acordo com a pesquisa da Fecomércio SC em parceria com a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).

No entanto houve queda de 18,2% no faturamento no dia dos namorados em Criciúma, o que pesou no caixa para os comerciantes. Por outro lado, o volume de vendas foi maior em relação aos meses comuns do ano, com o incremento de 13,2%, o que mostra a relevância da data para o setor.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o recuo está alinhado com o momento da economia catarinense e nacional. “As famílias não estão comprando com o mesmo vigor, mas a expectativa é de recuperação da intenção de consumo e confiança no segundo semestre”, pontua.

Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, o frio mais intenso às vésperas da data beneficiou o comércio. “As baixas temperaturas ajudaram a amenizar uma possível redução ainda mais significativa nas vendas”, analisa.

Por conta da crise os empresários também estão bastante cautelosos na hora de contratar temporários: 9,1% deles reforçou o quadro de funcionários para o período. Sob a perspectiva de quem está do lado de dentro do balcão, a pesquisa de preço teve frequência baixa (48%).

A compra à vista foi a forma de pagamento escolhida por 70,5% dos consumidores: cartão de crédito (34,1%), dinheiro (25%) e débito (11,4%). No prazo, o parcelamento no cartão de crédito também ganhou destaque (25%).

Os resultados de vendas foram levantados com empresários de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages nos setores de vestuário/ calçados, floriculturas, joalherias, perfumes/ cosméticos, hotel/ motel, loja de departamento, restaurante e especializada em chocolates.

Avaliação do consumidor

Outro indicador levantado pelas entidades é a avaliação do consumidor, que pondera desde o atendimento até a efetivação da compra.

De acordo com a pesquisa 63,8% dos consumidores contatados garantiu o presente, mas o percentual de desistência aumentou 19,4% – passando de 16,8% em 2015 para 36,2% neste ano –, o que pode estar relacionado às atuais condições da renda, da inflação e do acesso ao crédito, que desestimularam o consumo.

Os segmentos do vestuário (33,8%) e de perfumes/cosméticos (21,1%) lideraram a preferência, embora o maior gasto médio foi com joias (R$ 497,94). Os consumidores atribuíram boas notas para o atendimento na data: 8,93 para o comércio e 8,83 para serviços.

Colaboração:Palavra.com