Economia

Conta de luz está 2,94% mais barata

A nova tarifa de energia das Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc Distribuição foi reduzida para 2,8 milhões de unidades consumidoras no estado desde ontem. O índice final para os clientes de residências e outros de baixa tensão, que estão enquadrados na classe B1, ficou em -2,94%.

Em média, os cadastros de baixa tensão tiveram uma redução média de -2,62%, e os empresariais, industriais e comerciais de grande porte, que consomem alta tensão, foram contemplados com uma redução média maior, de 6,25%. A revisão anual ocorre a cada cinco anos. A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel avalia a capacidade da empresa de distribuição de energia para os reajustes. A agência também classifica indicadores de qualidade e delimita a parcela do arrecadado, que pode ser usada para investimentos.

Segundo técnicos da Aneel, órgão regulador do setor que define as tarifas, o efeito médio da alta tensão, com redução maior da tarifa, foi para as classes A1 (maior ou igual a 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV).

No grupo de consumidores de baixa tensão, que tiveram corte menor, estão as classes B1, com -2,94% (residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (iluminação pública).

Com informações do Jornal Notisul