Política

Contrariando a lei, prefeito de Orleans demite servidora efetiva presidente do Sindicato

O assunto vai ser resolvido na justiça, conforme informações da advogada do Sindicato, Yara Martins.

Foto: Solon Soares/Agência AL

A servidora efetiva do município de Orleans, Janes de Lorenzi, foi demitida pelo governo do município. Concursada desde fevereiro de 2004, Janes é agente comunitária de saúde e ocupa a função de presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Orleans (Sintramor), após ser eleita para o segundo mandato.

O motivo da demissão, alegado pelo município, teria sido abandono de trabalho. No entanto, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), determina em seu artigo 543, inciso 3º que o dirigente sindical tenha estabilidade no emprego desde a candidatura até um ano após o mandato.

O assunto vai ser resolvido na justiça, conforme informações da advogada do Sindicato, Yara Martins. “A lei é clara, o empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura tem até 1 (um) ano após o final do seu mandato de estabilidade, salvo se cometer falta grave devidamente apurada, caso que não se aplica a Janes, pois, nunca deixou de cumprir com as suas obrigações”, garante.

A advogada explica que a perseguição que acabou chegando a esse ponto não começou agora. Desde o final do primeiro mandato, no início deste ano, a presidente do sindicato vinha sofrendo pressão. Yara relata que o governo teria mandado cortar o pagamento da servidora, sob a exigência de que ela abandonasse o sindicato e retornasse a função para a qual foi aprovada em concurso público. “A Janes é ciente dos seus direitos e deveres, e ela faz seu trabalho no sindicato com o mesmo foco, sempre pensando em valorizar o servidor, sem esquecer das necessidades do cidadão de Orleans. O que está acontecendo é inadmissível”, disse a advogada.

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.