Sem Categoria

Contrato do Hospital São José é discutido no Ministério Público Federal

Audiência com o procurador da República em Criciúma, Fábio de Oliveira, foi realizada nesta quarta-feira (8).

O novo contrato do Hospital São José – HSJ voltou a ser discutido nesta quarta-feira (8), em audiência realizada no Ministério Público Federal – MPF, em Criciúma. O prefeito Clésio Salvaro se reuniu com o procurador da República em Criciúma, Fábio de Oliveira, além de representantes do HSJ, Administração Municipal e Secretaria de Estado da Saúde, para apresentar a proposta do plano operativo da entidade hospitalar e encaminhar a assinatura do contrato. 

O plano operativo será apresentado ao HSJ na terça-feira (14). “A audiência foi produtiva. O Estado já repassou os valores de cotas com base nas deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e nos comprometemos a apresentar o plano na próxima semana”, conta a secretária municipal de Saúde, Francielle Lazzarin Gava. A resposta do HSJ deve ser concedida até sexta-feira (17). 

“Se houver concordância do São José, o contrato será assinado. Se não concordarem com os termos, vamos sentar novamente com o promotor para conversar”, explica Francielle. O contrato de gestão da unidade hospitalar venceu em julho de 2016. No início de 2017, a Prefeitura de Criciúma e o HSJ assinaram um contrato emergencial válido de 1º de janeiro a 28 de fevereiro.  

De acordo com vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, após formar o novo contrato do HSJ, a Administração Municipal pretende renunciar a gestão plena hospitalar. “Este é um assunto que temos que resolver. Nós não vamos desistir de buscar recursos e sair da gestão plena”, afirma. “Não admitidos que o Estado destine R$ 1,8 milhão para Chapecó como incentivo hospitalar e o repasse para Criciúma fique abaixo. Discutiremos um contrato que não prejudique as três partes”, destaca Salvaro.

A gestão plena hospitalar será discutida entre os secretários de Saúde da região carbonífera nesta quinta-feira (9), às 8h30min, na Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec). 

Reunião em Florianópolis

Nesta terça-feira (7), Salvaro esteve em Florianópolis para buscar auxílio do Governo do Estado a fim de resolver o impasse com o HSJ. O prefeito de Criciúma se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Vicente Caropreso, e com o vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira

A audiência desta quarta-feira contou com o prestígio de vereadores de Criciúma e do gerente regional de Saúde, Fernando de Fáveri

Colaboração: Jhulian Pereira / Comunicação Prefeitura de Criciúma

  • 3cd2de460f6a2ecb5aef5fd70bb15740
  • 3a202908108b9b297b64f7f87b94ff56