Economia

Cooperativas de arroz se unem e formam a Brazil Rice

Cinco empresas uniram-se para reduzir os custos no transporte do produto e alavancar as vendas, inclusive no mercado externo

Para atender melhor o maior mercado consumidor de arroz no país, o nordeste, cinco cooperativas de Santa Catarina criaram uma central. O objetivo é comercializar o produto em conjunto e com preço mais competitivo.

Participam a Cooperja, de Jacinto Machado, a Cooperjuriti, de Massaranduba, a Cravil, de Rio do Sul, a Coopersulca, de Turvo, e a Copagro, de Tubarão. Segundo o secretário da Cooperativa Central Brasileira de Arroz, Dionísio Bressan Lemos, a Brazil Rice já está devidamente registrada e é sediada em Imbituba.

"Escolhemos a Capital Nacional da Baleia Franca porque queremos iniciar o transporte por cabotagem e, futuramente, a granel, por contêiner", antecipa Dionísio.
A Brazil Rice, tem como presidente Vanir Zanatta, da Cooperja. Juntas, as cinco cooperativas colhem cerca de 450 mil toneladas por ano do cereal. O valor representa 35% de toda a produção nacional, que é de um milhão de toneladas por ano.

Ontem, os presidentes das cooperativas reuniram-se com o prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso de Souza (PSDB), e com o administrador do porto, Luiz Rogério. "Apresentamos o projeto para que eles saibam como vai funcionar. Afinal, o porto e o município serão beneficiados", ressalta Dionísio.