Geral

Cooperativas discutem últimos detalhes para a 3ª edição da feira

Centenas de famílias da região participação da feira por meio das cooperativas, expondo produtos, serviços e sendo responsáveis por apresentações artísticas e culturais

Cerca de 20 cooperativas da região estarão presentes na terceira edição da AgroPonte, a maior feira de agronegócios, agricultura familiar, piscicultura e pecuária do Sul do Estado. Para definir os últimos detalhes com relação à participação no evento, representantes das entidades de oito municípios do Sul estiveram, ontem, na sede da Epagri de Criciúma. Na ocasião foram levantados alguns pontos e debatida a melhor maneira de realizá-los.

As cooperativas serão as responsáveis por levar produtos da agricultura familiar à AgroPonte. Conforme o organizador do evento, Willi Backes, haverá à disposição dos visitantes uma extensa gama de produtos de diversos seguimentos agrícolas. “Cada organização dessas tem, em média, 100 famílias associadas. Isso reverterá a um número bastante expressivo tanto de participantes diretos quanto de profissionais envolvidos”, expõe.

Além dos produtos expostos e colocados à venda, as cooperativas estão comprometidas a levarem atrações artísticas e culturais à feira. Entre os confirmados, grupos de dança, bandas alemãs e italianas, duplas sertanejas. “Queremos mostrar que a região tem muito a mostrar no que se refere à história e cultura”, fala Backes. “Também teremos serviço de café colonial oferecido pela cooperativa Nosso Fruto”, lembra.

De acordo com dados do Estado, a Agroponte é o evento com o maior número de cooperativas familiares já realizado em Santa Catarina. “Queremos nos tornar referência em qualidade e controle sanitário. Com certeza estamos caminhando para isso, e o mais importante, contando com a participação e ajuda de todos vocês”, referencia Backes. Para a assistente social da Epagri de Criciúma, Maristela Scarabelot, a feira vem ao encontro da necessidade das famílias de agricultores mostrarem os produtos ofertados. “Assim elas poderão buscar contatos para a construção de novos mercados, além de conquistar mais visibilidade ao trabalho realizado nas propriedades”, destaca.

A terceira edição da AgroPonte acontece no pavilhão de eventos José Ijair Conti, entre 14 e 18 de agosto, com acesso a todas as atividades gratuito. Os seminários e palestras técnicas acontecem na quarta, quinta e sexta-feira, a partir das 16 horas. Para os visitantes, os horários de visitação são: quarta, quinta e sexta-feira, das 16h às 22 horas. Sábado, das 10h às 22 horas. Domingo, das 10h às 18 horas.

Samira Pereira/Ápice Comunicação