Economia

Cooperativas oferecem linhas de crédito voltadas às despesas de final de ano

Crédito ajuda principalmente profissionais da saúde que têm ganhos reduzidos durante as férias

Profissionais autônomos ou que conduzem o próprio negócio veem nos meses de dezembro e janeiro um desafio: manter as contas em dia no período em que os gastos são os mais altos, e os ganhos mais baixos. Para equilibrar o orçamento, entram em cena as cooperativas de crédito que oferecem linhas com tarifas reduzidas para ajudarem os associados.

É o caso da Unicred. O quadro de cooperados é formado em grande maioria por profissionais da área de saúde que diminuem significativamente os atendimentos no final e início de ano. “É o período em que os médicos pegam alguns dias para descansar, mas como são autônomos ou empresários, a renda também diminui, explica o diretor executivo da cooperativa, Marcelo de Lima.

Só para este período, três linha de crédito foram criadas, uma para Natal, outra para facilitar pagamento de décimo terceiro salário de funcionários, e outra para financiar viagens de férias.

Por ser uma entidade sem fins lucrativos, já que divide seu capital com os sócios, a Unicred consegue baixar taxas de juros e estender prazos de pagamento. “No crédito Natal, por exemplo, o cooperado pode utilizar R$ 12 mil e pagar em até 12 meses, com juros fixos de 1,85% ao mês”, exemplifica Lima.

Solange Pierdoná/Alfa Comunicação Empresarial