Geral

Coral de surdos encanta passageiros no Terminal Central

Foto: Divulgação

O projeto Vozes em Canto da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) e empresas associadas apresentaram nesta quarta-feira, dia 29, o Coral de Surdos do Colégio São Cristovão.  Através da linguagem de sinais os alunos cativaram o público presente com diversas canções, no Terminal Central. A escola tem Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com surdez desde 2004. Já o coral iniciou as atividades no ano seguinte.

Os estudantes ensaiam semanalmente para as apresentações. “Escolhemos a letra, a professora trabalha com eles, em sala de aula, para compreenderem a canção. Ensaiam bastante para que possam sentir, realmente, a emoção”, conta Maria Selma da Costa da Silva, intérprete de libras e regente do coral. A profissional também comentou sobre a evolução da linguagem de sinais. “Há pouco tempo o surdo não era de fato incluído, hoje, através dos intérpretes eles conseguem entender, o que acaba gerando mais interesse até nas aulas”, complementa.

Ao final da apresentação os alunos homenagearam a professora bilíngue de libras Anivalde Dassoler de Freitas, que irá se aposentar. Após ser aprovada num concurso do Estado em 2003, a profissional começou a trabalhar com educação especial. “No começo foi bem difícil, desafiador mas através de cursos e dessa troca, ensinando e aprendendo, deu tudo certo”, explica a professora. “Me aposento com a certeza de que meu papel como educadora foi cumprido”, conclui.

Colaboração: Ana Clara Fernandes/ Comunicação Novo Texto 

Notícias Relacionadas

Flash Mob leva música aos passageiros do transporte coletivo de Criciúma

Iniciativa realizada em um dos ônibus Amarelinho contou com a participação do Coral da Unesc.

Coral infanto juvenil realiza apresentação para idosos de casa de repouso em Içara

Apresentação emocionou também os familiares.

Coral do Rincão comemora aniversário com festival

Evento contou com a presença de nove corais de diversos municípios de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul.

CAPS de Orleans: Grupo “Música, Alegria e Terapia” se apresenta na Câmara de Vereadores