Geral

Coronavírus: 2 pessoas de Capivari de Baixo estão curadas da doença

O número de infectados com Covid-19 chega a 15 no município.

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Capivari de Baixo, registrou mais dois casos confirmados do novo coronavírus. O número de infectados chega a 15 casos na cidade. As informações foram atualizadas nesta terça-feira (5), à noite.

Na cidade termelétrica, de acordo com o boletim, duas pessoas já estão curadas do Covid-19. Não há óbitos em decorrência da doença no município. Foram descartados 101 casos, o órgão de saúde da cidade monitora 118 pessoas e há suspeita de dois casos.

O Governo do Estado informa que há 2.795 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina. O dado foi divulgado no fim da tarde desta terça-feira, pelo governador Carlos Moisés. Desde o início da pandemia, 58 mortes já foram causadas pela Covid-19.

O Ministério da Saúde divulgou também, o balanço dos casos de novo coronavírus no Brasil. Os principais dados são: 7.921 mortes, eram 7.321 mortes na segunda-feira. Em 24 horas, foram anunciadas mais 600 mortes 114.715 casos confirmados, eram 107.780 na segunda. 58.573 pacientes estão em acompanhamento (51,1%), 48.221 pacientes estão recuperados (42,0%) e 1.579 mortes estão em investigação.

Coronavírus é o nome de uma família de vírus que têm uma estrutura em formato de coroa. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças. Em geral, eles circulam apenas entre animais como morcegos e roedores, mas passam a infectar também as pessoas quando a convivência é muito próxima e os vírus sofrem mutações espontâneas e aleatórias.

O novo coronavírus que começou a circular na China no ano passado ganhou o nome temporário de 2019 n-Cov e depois o oficial de SARS-CoV-2, uma sigla para o nome completo em inglês “severe acute respiratory syndrome coronavirus 2”.

Conforme o MS e a Organização Mundial de Saúde (OMS),ficar em casa é importante porque, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Com informações do site Notisul

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Coronavírus em SC: Governador planeja retomada gradativa da atividade econômica e projeta 713 novos leitos de UTI

O objetivo é adequar as medidas de isolamento à necessidade dos catarinenses com segurança.

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.