Geral

Coronavírus em SC: 500 respiradores são comprados pelo governo do Estado

A aquisição foi feita com a empresa catarinense WEG, de Jaraguá do Sul. Os 100 primeiros respiradores deverão ser entregues na próxima semana para serem distribuídos na rede hospitalar.

Divulgação

O governo do Estado firmou compromisso nesta sexta-feira, 22, com a empresa catarinense WEG, de Jaraguá do Sul, para a compra de 500 respiradores. Os aparelhos serão produzidos em Santa Catarina.

A novidade foi anunciada pelo governador Carlos Moisés. Os 100 primeiros respiradores deverão ser entregues já na próxima semana para serem distribuídos na rede hospitalar. Os 400 restantes deverão chegar ao longo do mês de junho.

O governador Carlos Moisés destacou a dificuldade global em se conseguir respiradores. De acordo com o chefe do Executivo, a empresa catarinense deverá firmar contratos também com outras unidades da federação para a produção de respiradores.

“Com as dificuldades que temos de comprar respiradores, há essa boa notícia. A importância da atuação da empresa, que mudou seu escopo de produção é fundamental. Isso vai ajudar a salvar muitas vidas. A distribuição desses aparelhos seguirá um planejamento, a partir dos resultados que cada região apresentar”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, explica que o governo estava em tratativas com a empresa há mais de um mês e firmou o compromisso a partir da confirmação de que já havia as condições necessárias para a produção dos equipamentos. A WEG possui aval da Anvisa para a produção.

O secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, salienta que o critério para a distribuição dos 100 primeiros respiradores já está praticamente pronto. Ele afirmou que os técnicos da pasta olharão os dados de ocupação dos leitos da UTI no começo da próxima semana para bater o martelo.

“São equipamentos que ajudarão a equipar mais leitos de UTI e auxiliarão em nosso objetivo de que nenhum catarinense fique sem o tratamento adequado durante essa pandemia”.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Respiradores: PGE aguarda depósito de mais R$ 2 milhões em favor do Estado a partir desta segunda

Com o depósito, o valor recuperado chega a 40% do total

Com aperfeiçoamento constante, Associação de Apicultores de Orleans é destaque em Santa Catarina