Saúde

Coronavírus em SC: Estado aumenta 40% da capacidade hospitalar em seis semanas

Essa ampliação teve início um dia depois do primeiro caso suspeito do novo coronavírus ser diagnosticado em Santa Catarina, no dia 13 de março.

Divulgação/Secom

O Governo do Estado de Santa Catarina já criou 381 novos leitos de UTI em hospitais públicos e filantrópicos desde o início da pandemia do novo coronavírus – o que representa 40% a mais da capacidade hospitalar pré-existente no Estado. Unidades de todas as regiões, em 22 municípios, já tiveram a capacidade de internações ampliada. Até segunda-feira à tarde, 16,7% destas vagas estavam preenchidas.

As vagas estão em Florianópolis, São José, Criciúma, Araranguá, Tubarão, Blumenau, Timbó, Itajaí, Balneário Camboriú, Criciúma, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Porto União, Lages, Joaçaba, Concórdia, Caçador, Curitibanos, Chapecó, Xanxerê e São Miguel Oeste. Os números de leitos de UTIs públicos disponíveis por região e por hospital pode ser consultado diariamente no site coronavirus.sc.gov.br através do Menu Transparência > Painel > Leitos.

Essa ampliação teve início um dia depois do primeiro caso suspeito do novo coronavírus ser diagnosticado em Santa Catarina, no dia 13 de março. “Nós começamos a agir para ampliar o atendimento desde o primeiro momento em que o vírus foi detectado no Estado. Continuamos aumentando a capacidade de leitos”, destaca o governador Carlos Moisés.

O novo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, ressalta que o objetivo é dobrar a capacidade do Estado para atender aos pacientes com Covid-19 até o final de maio – trabalho que o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) vem fazendo diariamente e do qual ele é um dos coordenadores. “Nós bloqueamos um décimo da capacidade dos leitos de UTI em Santa Catarina um dia depois da criação do COES. O resultado vai aparecendo com o trabalho que fazemos no dia a dia com toda a nossa equipe. Já passamos de 350 leitos no Estado. Estamos concentrando uma capacidade hospitalar que é um investimento de anos em cerca de meses”, destaca.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira, 5, o Estado conta com pelo menos 1.150 leitos de UTI, entre neonatais, adultos e pediátricos, em 48 hospitais.

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Coronavírus em SC: Fapesc aprova cinco projetos de pesquisa e destina R$ 500 mil a estudos sobre Covid-19 no estado

O edital buscava estudos que apontassem soluções para o combate à epidemia e seus efeitos na sociedade e na economia.

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.