Saúde

Coronavírus em SC: SAMU soma mais de 80 mil atendimentos em seis meses

Foram 7.213 ocorrências de Coronavírus registradas nas Centrais de Regulação do dia 27 de março até o dia 12 de agosto.

Divulgação/Samu

Nesta semana, a Superintendência de Urgência e Emergência divulgou relatório que abrangeu o quantitativo de chamadas e atendimentos realizados pelo SAMU de Santa Catarina no período da pandemia do Coronavírus – contando do dia 1º de março até o dia 17 de agosto. Ao todo, o SAMU atendeu 80.629 ocorrências que precisaram de envio de veículo: Unidades de Suporte Básico, Avançada e Arcanjo.

As regiões com mais atendimentos nos últimos seis meses foram Grande Florianópolis (mais de 16 mil), Vale do Itajaí (mais de 12 mil), Norte/Nordeste (mais de 12 mil) e Sul do Estado (com mais de 11 mil).

No mesmo período, de março até agosto, o relatório também condensou o número de atendimentos relacionados à Covid-19 e repetiu as macrorregiões com maior demanda. Foram 7.213 ocorrências de Coronavírus registradas nas Centrais de Regulação do dia 27 de março até o dia 12 de agosto.

Destas, 4.347 precisaram apenas de orientação médica por telefone e outras 2.032 necessitaram de envio de ambulância. A regiões que mais utilizaram Unidades de Suporte Avançado para tratamento Covid-19 foi a Grande Florianópolis (com 71 atendimentos) e a Foz do Rio Itajaí (com 58 atendimentos). O SAMU também realizou a transferência de 834 pacientes com coronavírus nestes meses.

Outro dado importante levantado pelo relatório divulgado pela Superintendência é o número de trotes ao serviço, que passou de 10 mil. O Meio Oeste é a macrorregião com o menor número de trotes, enquanto a região de Joinville é a que mais registrou trotes – cerca de 2,5 mil. Em seis meses, o SAMU atendeu quase 170 mil chamadas nas Centrais de Regulação.

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.