Saúde

Coronavírus: Hospital São José conta com residentes de psicologia para atendimento aos colaboradores

Em parceria com a Unesc, profissionais iniciam atendimentos esta semana aos profissionais e familiares de pacientes diagnosticados com a Covid-19

Divulgação/HSJosé

Cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores do Hospital São José sempre esteve entre as prioridades da instituição. Com a pandemia do coronavírus, novas demandas, necessidades, angústias e medos ganharam espaço e toda a atenção já dispensada aos profissionais precisou ser ainda mais intensificada. Para auxiliar em todo este processo, a partir desta semana, o HSJosé contará com o auxílio de duas residentes na área de psicologia. Marcela De Jesus Motta, psicóloga e residente em Atenção Básica e Saúde da Família e Luiza Borges Rodrigues, psicóloga e cursando residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, ambas na Unesc, irão auxiliar no atendimento aos colaboradores e familiares de pacientes diagnosticados com a Covid-19.

“Sempre gostei muito do ambiente hospitalar e trabalhar no HSJosé, neste momento novo e difícil que estamos passando contribui com a minha missão de vida que é colaborar para um mundo melhor. Acredito que posso auxiliar muito neste momento e tudo isso irá contribuir para a minha realização não só profissional, como também pessoal”, explica a residente Marcela.

De acordo com Luiza, o ambiente hospitalar para ela é novo e a expectativa pelo trabalho é de muito aprendizado. “A saúde coletiva está em todas as complexidades e conhecer essa demanda, especialmente neste momento que vivemos atualmente é engrandecedor. Quero muito ajudar no que puder e levar comigo todo o aprendizado que conseguir adquirir”, enaltece a residente.

Atendimentos iniciam nesta semana

De acordo com a psicóloga do Hospital São José, Josiane Javorski, neste primeiro momento os atendimentos serão focados nos familiares dos pacientes diagnosticados com coronavírus e colaboradores do hospital. “Elas irão atender as demandas que são apresentadas pela equipe de enfermagem. O apoio psicológico neste momento é muito importante, já que sabemos que os efeitos psicológicos causados por uma pandemia com a que estamos vivendo atualmente duram muito mais e nós temos a convicção que o primeiro trimestre de atendimentos é decisivo no pós-pandemia. Por isso, nosso cuidado e atenção aos nossos profissionais permanece contínuo e se intensifica cada vez mais”, garante Josiane.

Notícias Relacionadas

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Coronavírus em SC: Governador planeja retomada gradativa da atividade econômica e projeta 713 novos leitos de UTI

O objetivo é adequar as medidas de isolamento à necessidade dos catarinenses com segurança.

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Correntista de Imbituba receberá com juros e correção valor retirado da conta sem sua autorização

Sem seu conhecimento e autorização, em janeiro de 2015, R$ 19 mil foram transferidos de seu domínio para a conta de outra pessoa.