Geral

Corpo de Bombeiros alerta para deslizamentos

Foto: Divulgação

Devido as chuvas o  Corpo de Bombeiros Militar de Urussanga emitiu um alerta para o risco de deslizamento em áreas de encostas da região através de mensagem pelo whatsapp. Duas ocorrências do tipo já foram registradas na cidade.  Tendo soterrado um veículo na garagem de uma residência no bairro De Brida e a estrutura de outra garagem no bairro Estação

“A água da chuva penetra no solo e vai lhe saturando até encontrar uma superfície rochosa, o qual desloca essas águas para que encontrem uma saída que normalmente se rompe para o escoamento e causa o deslizamento. Os moradores dessas regiões devem ficar atentos aos sinais de deslizamento como pequenos movimentos de massa (aqueles pequenas porções de terra que deslizam), rachaduras no solo e estruturas fixas, alagamentos e outros”, afirma o comunicado.

Em caso de qualquer alteração a orientação é acionar a Defesa Civil do município e sair da residência imediatamente. Caso ocorra um deslizamento, os bombeiros orientam a não remover qualquer detrito, como pedra ou porções do solo, para não ocasionar uma nova ocorrência.

“ Neste caso, interdite a área de risco e busque abrigo seguro até o término do período chuvoso. Lonas podem ser utilizadas para cobrir áreas vulneráveis, impedindo a penetração da água no solo. Lembre-se que atrás de todo deslizamento pode haver outro ainda maior por vir”, alerta o comunicado.

Em caso de emergência a orientação é procurar a Defesa Civil Municipal ou ligar para os Bombeiros no número 193.

Com informações do site DN Sul

Notícias Relacionadas

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Epagri Ciram alerta para frio intenso em SC de quarta-feira a sábado

Todos as áreas do estado serão afetadas, sobretudo as áreas altas.

Tribunal de Justiça alerta para golpe de precatórios que registra 20 vítimas no Estado somente em 2020

Com os dados dos credores, uma quadrilha liga ou manda mensagem pelo aplicativo WhatsApp apresentando-se como funcionário do advogado da vítima, servidor do TJSC ou especialista que promete antecipar o pagamento mediante um depósito pelo serviço.

Cidasc alerta que comércio ambulante de mudas em Santa Catarina é proibido e deve ser denunciado

Essa proibição tem como objetivos, evitar a introdução de novas pragas no estado, bem como garantir a idoneidade das mesmas, contribuindo para o aumento da produtividade e da competitividade do setor agrícola catarinense.