Segurança

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atende quase 100 ocorrências em seis horas

Em Tubarão e região, foram mais de 30 atendimentos.

CBMSC atende quase cem ocorrências em resposta às chuvas em seis horas

Foto: CBMSC

Nesta quarta-feira, dia 9, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) seguiu auxiliando a população atingida por conta das chuvas no estado. Os atendimentos foram iniciados ainda na noite de ontem, 8, e seguiram por toda a madrugada. A preocupação depois de períodos de muita chuva é com os alagamentos e deslizamentos, que ocorrem quando o solo está encharcado.

Entre às 8h e às 14h de hoje, quase 100 atendimentos foram realizados pelos sete batalhões de bombeiros militar do litoral catarinense, com destaque para Tubarão e região, que tiveram mais de 30 atendimentos, além de Itajaí e Balneário Camboriú, com mais de 20 atendimentos cada. Estes números representam apenas as ocorrências relacionadas com situação causada pelas chuvas.

Foto: CBMSC

Para atuação nesta quarta, foram acionadas as equipes de Força-Tarefa, utilizadas em situações extremas pelo CBMSC. Atuaram a FT 07, do batalhão de Itajaí, a FT 08, do batalhão de Tubarão e a FT 13, do batalhão de Balneário Camboriú. As cidades mais afetadas nesta quarta foram Imaruí, Camboriú e Itajaí. Também foi utilizado o helicóptero Arcanjo 03, que fica na base de Blumenau, para sobrevoo de análise da situação em Camboriú e região.

Entre as ocorrências atendidas estão a remoção de pessoas de residências e transporte em botes, desobstrução de vias, corte de árvores que representam riscos, distribuição de lonas. Em Laguna uma escola infantil precisou ser evacuada. As equipes seguem atuando nas regiões afetadas e o Comando-Geral do CBMSC está monitorando a situação junto com a Defesa Civil de Santa Catarina.

Imaruí

Durante toda a madrugada até a tarde de hoje, a chuva intensa castiga o município de Imaruí. “Fomos acionados mais de 10 vezes por moradores de diversos bairros, uns devido à invasão devastadora das águas, outros devido à queda de árvores sobre a pista ou residência. Uma Força Tarefa do 8º Batalhão foi mobilizada para o local onde atua no momento. Além dos bombeiros militares da unidade local, bombeiros comunitários estão todos de prontidão ajudando nas diversas ocorrências”, diz a nota encaminhada à imprensa.

CBMSC atende quase cem ocorrências em resposta às chuvas em seis horas

Tubarão

Assim como em Imaruí, o Corpo de Bombeiros Militar de Tubarão foi acionado desde a madrugada de ontem até a tarde de hoje para atendimento de ocorrências de alagamentos nos mais diversos bairros. Destaque para os bairros Humaitá de Cima, Recife, Oficinas, Santo Antônio de Pádua e São João Margem Esquerda, que foram os mais atingidos. Conforme informações, as equipes saíam de um bairro a outro a todo momento, pois os chamados via 193 eram constantes. A Defesa Civil de Tubarão também foi acionada para apoio.

CBMSC atende quase cem ocorrências em resposta às chuvas em seis horas

Foto: CBMSC

Foto: CBMSC

Notícias Relacionadas

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Ciclista morre após ser atropelado na SC-285, em Araranguá

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.