Segurança

Corpo de Bombeiros ministra palestra a lojistas e colaboradores do Criciúma Shopping

"Perigos na cozinha e primeiros socorros" foi o tema da palestra que aconteceu no BBBowling

Foto: Amanda Tesman

Foto: Amanda Tesman

Como evitar um incêndio, quais as diferenças e como usar um extintor e as formas de agir em caso de mal súbito. Essas foram algumas das orientações repassadas na tarde dessa quarta-feira a cerca de 100 profissionais da área de alimentação do Criciúma Shopping. A palestra "perigos na cozinha e primeiros socorros" foi ministrada pelo sargento do Corpo de Bombeiros, Anísio Artur da Silveira. A ação faz parte do treinamento de implantação do selo de qualidade em alimento seguro, do programa "De olho na qualidade: 5S", que está em instalação no empreendimento desde setembro.

O proprietário da Tabuk, Rodrigo Goudinho, foi um dos participantes da capacitação. Ele ressalta que adquiriu novos conhecimentos durante o encontro. "Algumas coisas que foram faladas na palestra eu não tinha conhecimento. Agora já tenho ideia de como agir em um incêndio e posso colocar em prática caso um dia necessite. Também vou saber como agir se alguém estiver passando mal", comenta.

Conforme o sargento, com essas orientações os lojistas e funcionários poderão atuar até a chegada do Corpo de Bombeiros. "Eles vão poder dar o primeiro atendimento até a chegada dos profissionais. Com isso, o tempo resposta será mais rápido. Sabendo como se comportar, pode-se evitar uma tragédia maior", fala Silveira.

O superintendente do Criciúma Shopping, Sidnei Godinho, observa que o ambiente da cozinha pode oferecer alguns riscos. "Ter colaboradores capacitados para agir em situações de emergência é fundamental para a segurança de todo o grupo e clientes”. A capacitação iniciou em setembro deste ano e segue até fevereiro de 2014.

De acordo com a gestora e sócio-fundadora da Equalisoluções – Higiene e Segurança Alimentar, a primeira etapa do programa consiste na capacitação dos profissionais. Na sequência, eles irão colocar em prática o que aprenderam. Se eles atingirem as metas, serão beneficiados com o selo de qualidade.

Colaboração: Amanda Tesman/Ápice Comunicação