Saúde

Correta manipulação de alimentos é tema de ação no Criciúma Shopping

Foto: Alissa Steilein

Foto: Alissa Steilein

Muita gente não sabe, mas o maior número de contaminação por alimentos acontece dentro das residências, com índice 48% mais alto em comparação aos estabelecimentos comerciais. Isso porque em casa as pessoas não costumam tomar os devidos cuidados, como no manuseio e no armazenamento dos produtos. Com base nessa constatação, o Criciúma Shopping, em parceria com o Sesc e com a Equalisoluções Higiene e Segurança Alimentar realizaram durante toda essa sexta-feira (20), o evento Programa Alimento Seguro (PAS). A proposta foi orientar e levar informação sobre cuidados com os alimentos.

Dicas para práticas rotineiras, como a utilização do detergente para lavar a louça, o armazenamento dos alimentos na geladeira e o manuseio do lixo, estavam entre as atividades realizadas. Um painel que representa a cozinha doméstica explicou os cuidados que se deve ter no ambiente. Um espaço também foi idealizado para as crianças, com atividades educativas. “Nos estabelecimentos comerciais há fiscalização constante dos órgãos responsáveis, o que não ocorre dentro de casa. Alguns hábitos comuns, como guardar alimento na panela dentro da geladeira, prejudicam a sua durabilidade e segurança”, explanou a tecnóloga de Alimentos especializada em Controle de Qualidade da Equalisoluções, Milene Gomes da Rocha. “É importante lembrar que um alimento saudável é um alimento seguro”, ressaltou.

Mascotes que representam os três perigos para os alimentos (perigo físico, químico e microbiano) circularam pelos corredores do estabelecimento levando informação, distribuindo materiais de divulgação e interagindo com os clientes. “Essa foi uma forma prática de entregarmos ao público informações educativas e motivacionais que garantam sua saúde, levando em conta que no shopping há um grande fluxo de pessoas durante todo o dia” afirmou a gerente de marketing do Criciúma Shopping, Deize Schetz. 

Colaboração: Alissa Steilein/Ápice Comunicação