Saúde

Covid-19: após 10 dias sem procura, vacinas de 2ª dose serão encaminhadas para primeira aplicação em Criciúma

Determinação do Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Saúde, começa a valer a partir desta sexta-feira (6)

Divulgação

Em Criciúma mais de duas mil pessoas ainda não procuraram as salas de vacinação para aplicar a segunda dose de vacina contra covid-19. O número de imunizantes represados preocupa o Governo Municipal, e a partir desta sexta-feira (6), as pessoas terão 10 dias após o prazo de cada marca da vacina, para aplicarem a segunda dose. Depois disso, se não apresentarem justificativa, as vacinas serão destinadas para a primeira aplicação, que hoje está na faixa etária acima de 28 anos.

“As vacinas não podem ficar guardadas enquanto grande parte das pessoas aguarda para receber sua dose. Já está muito claro que a imunização é necessária para que possamos chegar ao final desta pandemia. É sabido por todos que o ciclo só se fecha com as duas aplicações, só que se mesmo assim as pessoas não retornam às UBSs, é justo que estas doses sejam feitas em quem quer”, destacou o prefeito Clésio Salvaro, em live transmitida na manhã desta sexta-feira, e que contou com a presença do secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

“A vacinação provocou a queda dos números de ativos e de internações e a média de óbitos também caiu. A população está procurando e se imunizando. Esta atitude, neste momento, é para utilizar todas as doses que chegam, enquanto seguimos no convencimento para que todos façam as duas aplicações”, afirmou o secretário.

Prazos 2ª dose conforme vacina

O prazo para aplicação da segunda dose varia de acordo com a marca da vacina aplicada, sendo: Coronavac – 14 a 28 dias, AstraZeneca – 70 a 84 dias, Pfizer – 84 dias. De acordo com a Vigilância em Saúde de Criciúma, após o prazo final, inicia a contagem dos 10 dias para que seja aplicada na pessoa ou encaminhada para primeira dose.

Horário estendido e vacinação neste sábado

As 46 salas de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde estarão abertas nesta sexta-feira (6) até às 21 h. No sábado (7) a vacinação será concentrada no Salão Paroquial de Santa Bárbara, das 8h às 17h. Podem ser vacinadas pessoas acima de 28 anos e grupos prioritários, incluindo trabalhadores da indústria acima de 25 anos de idade.

Cadastro antecipado obrigatório

Para serem imunizados, todos devem estar previamente cadastrados no portal minhavacina.criciuma.sc.gov.br, onde também podem ser tiradas dúvidas e acompanhados os números do Plano Municipal de Vacinação. Até o momento Criciúma já aplicou 170.718 doses, sendo 116.478 1ª dose, 47.117 2ª dose e 7.123 para dose única.

Agradecimentos

No mesmo ato que foi anunciada a mudança em relação à segunda dose, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Saúde, agradeceu os parceiros que estão ao lado do Município desde o início da pandemia. Exército, universidades, igrejas, policial Civil e Militar e hospitais foram alguns dos homenageados.

Notícias Relacionadas

Motociclista tem ponta do dedo amputada após colisão com caminhonete em Urussanga

O homem, de 41 anos, também apresentava suspeita de traumatismo craniano, suspeita de hemorragia interna e fratura exposta no joelho.

Polícia Civil de Orleans incinera drogas apreendidas e avaliadas em R$ 150 mil

Tabletes e porções de cocaína, crack e maconha foram apreendidos em por volta de 30 procedimentos, tais como inquéritos e autos de prisão em flagrante.

Santa Catarina Mais Renda Empresarial começa atendimento de MEIs

A partir do dia 30 de setembro, a parceria se estenderá com o Sicoob em 95 municípios catarinenses.

Respiradores: Justiça nega devolução de dinheiro bloqueado

O juiz Petroncini usou os mesmos argumentos para anunciar a nova negativa.