Saúde

Covid-19: Braço do Norte fará testagem para detecção de anticorpo

A campanha será realizada em uma etapa: de 10 a 19 de agosto. Serão testadas 641 amostras de moradores de Braço do Norte.

Divulgação

Braço do Norte realiza a partir deste segunda-feira, 10 de agosto, mais uma ação de combate à Covid-19. A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, fará um estudo de soroprevalência em Coronavírus (SARS-COV-2). O inquérito sorológico, que é uma campanha de testagem da população para a detecção de anticorpos do novo Coronavírus (Covid-19), vai identificar a atual situação epidemiológica no município.

Para uma distribuição homogênea da amostra em todos os bairros do município, a secretaria optou por calcular a amostra pelo total de pessoas cadastradas em cada Estratégia Saúde da Família (ESF) em relação ao total de habitantes do Município. Os participantes da pesquisa serão selecionados por meio de sorteio aleatório simples, utilizando-se o software SestatNet

Serão sorteados pelo número da Celk (sistema de informação utilizado pelo Município) onde consta a família cadastrada. Após o sorteio da família a mesma será contatada por telefone para seleção do membro familiar que será testado.

Conforme o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, o participante responderá uma pesquisa e será coletado um teste rápido que fornecerá o resultado entre 10 a 15 minutos. “O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou não em contato com o Coronavírus. Com o inquérito será possível identificar quantos casos da doença há de fato no Município”, explicou.

Para o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, a ação é de extrema importância, e vai contribuir no planejamento das ações de combate à Covid-19. “Realizaremos a partir desta segunda, dia 10, a testagem ativa por amostragem em todas as unidades de saúde, mais uma ação inovadora no enfrentamento à Covid-19”, encerrou.

A campanha será realizada em uma etapa: de 10 a 19 de agosto. Serão testadas 641 amostras de moradores de Braço do Norte.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Coronavírus em SC: Fapesc aprova cinco projetos de pesquisa e destina R$ 500 mil a estudos sobre Covid-19 no estado

O edital buscava estudos que apontassem soluções para o combate à epidemia e seus efeitos na sociedade e na economia.

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.

Em três meses, PGE atuou em cerca de 270 ações judiciais e emitiu 36 pareceres jurídicos sobre Covid-19

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) atuou de forma judicial e administrativa para dar suporte às decisões do Poder Executivo e garantir o cumprimento das determinações para conter o avanço do novo coronavírus no Estado.