Saúde

Covid-19: Consequências cerebrais devem ser observadas, alerta neurocirurgião

Após contrair o vírus várias pessoas relatam desde queda de cabelo, cansaço, passando por dores de cabeça frequentes, diminuição da capacidade de raciocínio, de memória, entre outros tipos de sequelas e sintomas, alguns duradouros e persistentes

Divulgação

Diversos estudos buscam respostas para entender as complexidades da Covid-19 e suas consequências nas diferentes áreas da saúde. Após contrair o vírus várias pessoas relatam desde queda de cabelo, cansaço, passando por dores de cabeça frequentes, diminuição da capacidade de raciocínio, de memória, entre outros tipos de sequelas e sintomas, alguns duradouros e persistentes.

“É uma doença complexa. O vírus da Covid-19 não afeta apenas o sistema respiratório das pessoas infectadas. Ele é apontado como responsável por danos em diversos órgãos, inclusive no cérebro. Estudos revelam que, mesmo após o fim da infecção, pacientes podem apresentar algum tipo de sintoma cognitivo. Além disso, pesquisas internacionais mostraram que o coronavírus também pode aumentar as chances de lesões graves no órgão, como um Acidente Vascular Cerebral (AVC), inclusive entre pessoas com menos de 60 anos”, aponta Luiz Lavradas.

O especialista em neurocirurgia alerta que o coronavírus é capaz de promover três tipos de sequelas cerebrais: seja através de sintomas relacionados ao sistema nervoso central (dor de cabeça, tontura, prejuízo da consciência cognitivo, e AVC), por meio de um acometimento do sistema nervoso periférico (formigamentos, neuralgias, perda de olfato e paladar); ou sintomas músculo esqueléticos relacionados diretamente à lesão muscular.

Dores de cabeça, algumas sequelas motoras e queixas cognitivas, englobando a capacidade de raciocínio, de memória e a tomada de decisões, por exemplo, são relatadas. “A perda de memória e dificuldade de concentração, em geral, passam com o tempo, mas quem já teve o vírus deve ficar alerta e procurar ajuda médica quando os problemas e dores persistirem. Para plena recuperação é importante o acompanhamento ”, frisa.

Notícias Relacionadas

Delegado de Orleans Fernando Henrique Guzzi esclarece sobre caça ilegal e furto de gado na Câmara de Vereadores

A convite da vereadora Mirele Debiasi, o delegado esclareceu sobre estes crimes que têm sido registrados na zona rural da cidade.

Após recesso, vereadores retomam sessões na Câmara de Lauro Müller

Orleans Clube do Livro promoverá Feira Literária às cegas neste sábado

Mais de 100 títulos serão comercializados pelo valor de R$ 5, apresentando apenas um resumo, sem informações sobre o título, capa ou autor (a).

Içara vacina pessoas a partir de 32 anos nesta quarta e quinta-feira

A imunização contra a covid-19 acontece por ordem de chegada, enquanto houver doses disponíveis.