Geral

Covid-19: dados apresentados pelo Governo do Estado quanto a casos em Santa Rosa de Lima estão equivocados

Um dos casos já foi identificado como sendo originalmente do município de Santa Rosa do Sul.

Divulgação

A Vigilância Epidemiológica de Santa Rosa de Lima divulgou nesta terça-feira (14), uma Nota de Esclarecimento em que explica, diferentemente do que tem sido divulgado pelo Governo do Estado, que o município não tem registrado, até o momento, nenhum caso comprovado de Covid-19.

Segundo a enfermeira Vanessa Pacheco, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, os relatórios emitidos da Secretaria de Estado da Saúde dão conta que Santa Rosa de Lima têm apresentado equivocadamente o número de dois casos da doença provocada pelo novo coronavírus. “Essas informações não estão corretas. Nós até conseguimos investigar um desses casos e descobrimos que ele é, na verdade, do município de Santa Rosa do Sul e que foi contabilizado equivocadamente como sendo do nosso município”, informa.

Vanessa ainda explica que os dados relacionados à epidemia de coronavírus no município são enviados diariamente à Secretaria de Estado da Saúde, via Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna). “Os dados do município são enviados à Amurel, que, por sua vez, repassa as informações de toda a região para o Governo do Estado. Já checamos junto à Amurel, e essa informação equivocada não está saindo de lá. Nós, então, já pedimos ao Estado que corrija essa informação”, destaca.

Confira abaixo a íntegra a Nota da Vigilância Epidemiológica de Santa Rosa de Lima:

“Nota de Esclarecimento

A Vigilância Epidemiológica do Município de Santa Rosa de Lima esclarece que, até a presente data, 14 de abril de 2020, não foi registrada na abrangência de seu território a ocorrência de qualquer caso positivo para Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

O Governo do Estado, por meio de seus canais de comunicação, tem divulgado equivocadamente a ocorrência de dois casos positivos em Santa Rosa de Lima. Um desses casos já foi identificado como sendo originalmente do município de Santa Rosa do Sul, pertencente à Amesc (Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense). O segundo caso ainda não foi identificado de onde seria. Porém, a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria Municipal de Saúde reforçam que até o momento não há nenhuma notificação, seja de hospitais públicos ou de clínicas particulares da região, de Covid-19 para Santa Rosa de Lima.

Em março, o município chegou a apresentar dois casos suspeitos. Porém, após exames realizados pelo Lacen (Laboratório Central do Estado), os resultados deram negativo para coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde já foi comunicada deste erro e o município de Santa Rosa de Lima, agora, aguarda pela correção dos dados.

Por fim, a Vigilância Epidemiológica municipal solicita aos órgãos de imprensa da região e do estado, que têm desempenhado importante papel no combate a esta pandemia, que ao divulgarem informações a respeito do contágio em cada cidade, atentem para esta situação. Também, de imediato, o órgão se compromete a dar publicidade por meio dos canais de comunicação oficiais do município caso qualquer suspeita ou confirmação de Covid-19 ocorra na área de sua abrangência.

Santa Rosa de Lima, 14 de abril de 2020
Vigilância Epidemiológica Municipal
Secretaria Municipal de Saúde”

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Governo do Estado amplia em quase 70% os investimentos e aplica R$ 18,8 milhões em conservação de rodovias em 2020

O repasse para conservação das SCs teve um salto de 69,4% no primeiro semestre de 2020, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Com aperfeiçoamento constante, Associação de Apicultores de Orleans é destaque em Santa Catarina