Saúde

Covid-19 é a doença que mais causa mortes em SC em 2021

Dados do Registro Civil mostram que março de 2021 foi o mês com mais óbitos em Santa Catarina desde o início da série histórica

Divulgação

Nenhuma doença matou mais catarinenses em 2021 do que a Covid-19. Segundo dados oficiais do Registro Civil, cerca de quatro em cada 10 mortes em Santa Catarina no ano até agora foram causadas pelo coronavírus, um número superior a qualquer outra causa, como doenças cardiovasculares ou outros problemas respiratórios.

Os dados mostram a letalidade da pandemia nos primeiros meses de 2021, quando o Estado teve o pico de casos ativos, novas mortes e novos casos confirmados, o que provocou o colapso no sistema de saúde e uma fila de espera por leitos de UTI com centenas de pacientes.

Conforme os dados do Registro Civil, do início de janeiro até o dia 12 de abril, 16.273 óbitos foram confirmados em Santa Catarina. Destes, 6.296 mil foram por Covid-19. No mesmo período, por exemplo, 1.771 mortes foram registradas por AVC ou infarto, e 1181 por infecções generalizadas.

Em 2020 inteiro, a Covid-19 representou cerca de 13% do total de óbitos registrados em SC, uma fatia três vezes menor do que os 39% que ela já representa em 2021.

Divulgação

 

Ao contrário de outros lugares do Brasil que já percebem um fenômeno de diminuição da população, com mais mortes do que nascimentos nos últimos meses, o pico de mortes em Santa Catarina ainda não supera o número de novas pessoas registradas.

Em março, pior mês da pandemia no Estado até hoje, foram 6.987 mortes confirmadas em SC (sendo 3.480 por Covid-19), contra 9.295 registros de nascimento. 

Mês com mais mortes nos últimos anos

O Portal da Transparência do Registro Civil nacional traz dados atualizados sobre nascimentos e óbitos desde 2015. Neste intervalo de tempo, em nenhum mês Santa Catarina perdeu tantas vidas quanto março de 2021.

Os quase 7 mil registros de óbitos feitos no mês, sendo a metade de pessoas que morreram por causa do coronavírus, representam o dobro da média mensal de mortes do Estado nos últimos anos, que é de pouco mais de 3 mil. Desde novembro do ano passado SC não registra menos de 4 mil mortes no mês, com a Covid-19 representando a maior parte delas.

No Brasil, conforme os dados do Registro Nacional, o mês de março também teve a maior proporção de mortes por Covid-19 até hoje: 45% de todos os óbitos no país. 

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Bolsa recuou 0,34%, com perspectiva sobre juros no Brasil

Dia do Livro é comemorado por turminhas da Educação Infantil do Colégio Satc

Além do incentivo à leitura, data envolveu a linguagem, criatividade e o faz de conta

Dinheiro desviado do SUS comprou apartamento milionário em Balneário Camboriú, diz PF

Operação ocorre em mais dois estados além de Santa Catarina

Tigre aproveita “folga” para fazer melhorias no gramado do Majestoso