Saúde

Covid-19: Segunda dose para adolescentes começa a ser aplicada nesta quarta-feira em Criciúma

Jovens de 12 a 17 anos devem estar atentos ao calendário para completar o ciclo vacinal. Imunizante continua sendo aplicado nas UBS's e no Salão Paroquial da Santa Bárbara

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma inicia a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 em adolescentes nesta semana. A partir desta quarta-feira (10), jovens de 12 a 17 anos poderão completar a imunização seguindo o calendário vacinal. No município, os adolescentes começaram a ser vacinados no dia 11 de setembro.

A segunda etapa da imunização pode ser feita no salão paroquial ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mesmo para aqueles que receberam a primeira dose no salão. Esses locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste sábado (13), o Salão Paroquial estará aberto para vacinação, operando no mesmo horário.

“Confira sua data para tomar a segunda dose, incentive os idosos a tomar a dose de reforço, e garanta que seus filhos, parentes e conhecidos completem o ciclo vacinal. Para deixarmos de vez a pandemia para trás, é preciso o esforço de cada criciumense, só assim atingiremos uma alta taxa de vacinados e, consequentemente, uma imunidade coletiva”, explicou o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande.

“A procura dos jovens pela primeira dose está menor do que esperávamos, e temos muitos faltantes dessa e de outras idades para a segunda dose, mesmo estando todas elas disponíveis”, declarou o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco. Segundo dados da secretaria, o total de faltantes para receber a segunda dose, ou seja, que já deveriam ter completado a imunização e ainda não o fizeram, somam mais de 13 mil pessoas no município.

No portal minhavacinacriciuma.com.br é possível conferir o dia para a aplicação da segunda dose. Basta acessar a calculadora de datas e indicar o tipo de vacina e em qual data foi recebida a primeira dose. De acordo com dados do site, atualizados dia 09/11, foram aplicadas mais de 319 mil doses em Criciúma, entre primeira e segunda dose, dose única e dose de reforço.

Vacinação para adultos, imunossuprimidos, idosos e profissionais de saúde

A vacinação também segue normalmente para maiores de 18 anos. Além disso, o município conta com um calendário de aplicação de doses de reforço, respeitando o intervalo após a D2. Imunossuprimidos podem se vacinar 28 dias completos após a segunda dose. Idosos com 60 anos ou mais recebem a terceira dose após cinco meses, e profissionais da saúde, após seis meses.

Notícias Relacionadas

Incêndio provoca a morte de 10 pessoas em pousada de Porto Alegre

Outros sete ficaram feridos

Motorista com sinais de embriaguez capota carro em Orleans

Segundo os bombeiros, homem recusou ser encaminhado ao hospital e deixou local do acidente

PM prende mulher por agredir marido e tentar destruir o carro dele com uma pá em Braço do Norte

Segundo uma testemunha, a esposa chegou a jogar o companheiro, que é cadeirante, no chão

Tigre só venceu uma vez em São Januário em nove partidas