Saúde

Covid-19: Sul do Estado continua com maior fila por leitos de UTI

No entanto, a fila é a menor desde o início de junho.

Divulgação

Nesta quarta-feira (23), a fila por leitos de UTI em Santa Catarina de pacientes contaminados por Covid-19 caiu para o menor número considerando todo o mês de junho, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Foram registrados 27 pedidos de transferência para leitos de UTI. O maior volume registrado em junho ocorreu nos dias 6 e 12, com 64 catarinenses aguardando uma vaga.

Segundo o último boletim, entre os 27 pedidos, a maior parte está na região Sul (12), Meio-Oeste (6), Grande Oeste (4), Norte (4), e Serra (1). Não registram fila nas regiões da Grande Florianópolis, Foz do Rio Itajaí, e Vale do Itajaí. Há pelo menos quatro meses Santa Catarina tem pessoas aguardando uma vaga na terapia intensiva. Agora, com crescimento de casos ativos, a SES chama a atenção para o início da terceira onda da doença.

Isso porque a ocupação de leitos permanece em alta. Nesta quarta, a taxa está em 96,3% para UTIs adulto SUS. São 952 leitos ocupados por pacientes contaminados por Covid-19 e mais 519 por outras enfermidades. O Estado tem 1.527 leitos adultos ativos – 56 são considerados livres. As maiores taxas de ocupação correspondem às regiões Grande Oeste (100%), Meio-Oeste e Serra (99%), Sul (97,9%), Norte (97,6%), Vale do Itajaí (98,4%), Foz do Rio Itajaí (95,9%), e Grande Florianópolis (85,8%).

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

UTIs na Amurel: Beto lança ideia de aquisição de leitos através do CIS-Amurel e prefeitos aprovam

Mesmo sendo obrigação do Governo do Estado a disponibilização de UTIs, a Amurel chamará a responsabilidade para ter mais um suporte no salvamento de vidas.