Saúde

Covid: Santa Catarina tem queda nos casos, óbitos e internações

Os dados mostram uma redução dos índices da pandemia a partir do início de julho.

Divulgação

Boletim epidemiológico realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado nesta quarta-feira (28) aponta para a queda de casos, óbitos e internações hospitalares por Covid-19 em Santa Catarina. Os dados mostram uma redução dos índices da pandemia a partir do início de julho.

Em relação aos casos confirmados, a SES contabilizou redução de 13% nas ocorrências entre a semana 28 e a 29 de 2021 – referentes a meados de julho. Na semana 28, foram 13.714 casos novos, em média 1.959 por dia. Já na semana 29 foram registrados 11.858 casos novos, em média 1.694 casos novos por dia.

Em relação às internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), os registros semanais caíram de 1.667 para 1.229 entre a semana 28 e 29, indica a SES. A retração ocorreu em todas as faixas etárias, mas a variação negativa foi percebida em maior grau na população abaixo de 59 anos, que concentra o maior número de pessoas não vacinadas – e que têm maior base de comparação em razão da vulnerabilidade. Já as internações de idosos acima de 60 anos está estável em baixa, pois já fez a curva de declínio nos meses anteriores.

O número de óbitos também registra queda. Segundo a SES, a variação foi negativa em 8%: os registros caíram de 245 para 225 mortes. Já a média diária passou de 35 óbitos para 32.

Os dados estão melhores do que a própria Secretaria esperava.

“Nós fizemos projeções e tem diminuído o número de casos e óbitos, principalmente por conta de fatores externos que ainda não estão mensurados por essa projeção, que são o efeito da vacinação e a adoção de medidas de prevenção, como o distanciamento. Com isso, as previsões acabam sendo superestimadas”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Eduardo Macário.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

OMS relata recorde diário global de mais de 307 mil casos da covid-19

A Índia é a líder mundial com 97.570 casos em um único dia