Poder Executivo

Cras de São Ludgero oferece atenção social básica para 60 crianças e adolescentes

Foto: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

Foto: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

Em São Ludgero, o Centro de Referência de Assistência Social – Cras – unidade pública da Política de Assistência Social, atuando como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social – Suas e responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica – oferece para 60 crianças e adolescentes experiências lúdicas, culturais e esportivas. Tendo como atividade principal o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF.

O trabalho é de caráter continuado, que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O PAIF é voltado para o trabalho social com famílias, possibilitando acolhida, atendimento individual na unidade e ainda visitas domiciliares, acompanhamento, orientação sobre direitos, atividades coletivas com grupos, oficinas com famílias e encaminhamentos para a rede de proteção e demais políticas públicas.

O público alvo são todas as famílias no município que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social, dentre elas: beneficiários do Programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada – BPC, de benefícios eventuais, de outros programas do governo federal e famílias com membros no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

No Cras de São Ludgero também é executado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. São usuários deste serviço crianças e adolescentes de 6 a 14 anos que passam por situação de risco ou vulnerabilidade social, vítimas de violência, negligência, família que possui precário acesso a renda e a serviços públicos encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Rede municipal e estadual de Educação e acompanhadas pelo Cras/PAIF. A ação ocorre por meio do trabalho em grupos, organizado de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

As 60 crianças e adolescentes, que são atendidas pelo Cras de São Ludgero, formam quatro grupos com atividades no contraturno escolar. Todas as ações desenvolvidas neste serviço estão pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

São executadas oficinas e temáticas voltadas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, dentre elas, informática, karatê, dança, esporte, artesanato, temáticas voltadas para compreensão dos direitos, das demandas e potencialidades dessas faixas etárias, além de acompanhamento e orientações.

A equipe do Cras de São Ludgero é composta por uma assistente social, uma sicóloga, um técnico administrativo, uma gestora e operadora do CadÚnico e Bolsa Família

A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é formada por uma orientadora social, duas estagiárias, um serviços gerais, um facilitador de oficina de Karatê, um facilitador de oficina de dança.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

 
Atenciosamente
Bertoldo Kirchner Weber
SC 01866 JP
Assessor de Comunicação
Município de São Ludgero