Política

Criação de Guarda Municipal é proposta na Câmara

Proposição foi apresentada pelo vereador José Antonio De Bettio (PSDB).

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Lauro Müller, na noite desta segunda-feira (12), às 19 horas, o vereador tucano José Antonio De Bettio, propôs ao Executivo Municipal, por meio de indicação, a criação da Guarda Municipal.

De acordo com o vereador a Guarda Municipal é uma instituição de segurança pública municipal de caráter civil, uniformizada e armada de acordo com a legislação federal, sendo subordinada ao prefeito municipal, tendo como finalidade precípua o dever de gerar segurança nos limites do município. “Precisamos criar obstáculos e coibir as ações de indivíduos que cometem atos que atentam contra a ordem, o patrimônio e a segurança da população”, destaca De Bettio.

Outra indicação do vereador é para a construção de lombadas na estrada geral de Rocinha, no trecho entre a garagem municipal até a gruta. Na justificativa, o vereador explica que neste trecho há um intenso tráfego de caminhões pesados, causando grande volume de poeira, prejudicando os moradores, bem como as pessoas que se utilizam da estrada para fazerem caminhadas.

De Bettio apresentou ainda, requerimento solicitando ao Executivo Municipal que informe qual o valor gasto até a presente data com a construção das alas de psiquiatria, anexa ao Hospital Municipal Henrique Lage.

O vereador Pedro Luiz Machado (PMDB), apresentou indicação para a construção de mesas de concreto para a pratica de tênis de mesa nas praças de maior movimentação em Lauro Müller.

Quem também apresentou indicação, foi o vereador José Cambruzzi (PMDB). Ele propôs a construção de uma lombada na estrada geral de Itanema, nas proximidades da propriedade do Senhor Valmor da Rosa.

Antonio Nunes (PSDB) sugeriu que o Chefe do Executivo Municipal intervenha junto aos órgãos competentes visando a abertura de uma agência da Caixa Econômica Federal em Lauro Müller.

O vereador Toninho também teve aprovado requerimento, onde pede ao Executivo Municipal, cópias das carteiras de motorista e certificados do Sest – Serviço Social do Transporte e Senat – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, homologado no verso pelo Detran – Departamento de Transporte, de todos os motoristas do quadro de funcionários da Prefeitura que trabalham no transporte escolar.

Já o presidente da Câmara, vereador Manoel Jades Izidorio (PMDB), apresentou requerimento convidando o médico Daniel Proença Feijó, que assumiu recentemente a direção médica do Hospital Municipal Henrique Lage, para participar de sessão na Câmara, no dia 19 de março, às 19 horas, a fim de prestar esclarecimentos sobre assuntos relacionados com o atendimento no hospital.

Outro requerimento aprovado foi de autoria do vereador Helder Velho (PMDB), por meio do qual solicita ao presidente do Deinfra, Paulo Roberto Meller, a construção de um abrigo para passageiros de ônibus, na Rodovia SC-438, Km 157,55, nas proximidades da igreja de Quilometro Cento e Sete.

Também foram aprovados na sessão desta segunda, os projetos de leis, 12/2012 que autoriza a prefeitura repassar recursos financeiros para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec – CISAMREC; 14/2012 que autoriza a prefeitura transferir recursos financeiros para a Pastoral da Criança Feliz de Lauro Müller; e o 15/2012 que autoriza a celebração de termo de compromisso entre as prefeituras de Lauro Müller e Criciúma, para a manutenção do Serviço de Verificação de Óbito – SVO.

Confira no áudio abaixo, a discussão das proposições e projetos.