Saúde

Criança de 12 anos morre com suspeita de meningite em Imbituba

Ela morreu no domingo, no Hospital Infantil Joanna de Gusmão, em Florianópolis, onde estava internada desde sexta-feira à noite.

Divulgação

A causa da morte de uma menina de 12 anos de Imbituba deve ser mesmo meningite meningocócica, considerada a forma mais agressiva da doença. Ela morreu no domingo, no Hospital Infantil Joanna de Gusmão, em Florianópolis, onde estava internada desde sexta-feira à noite.

De acordo com Helena Caetano Gonçalves e Silva, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, todos os procedimentos protocolares foram feitos e enviados ao Laboratório Central (Lacen) para a confirmação do laudo. “Mas, pelas características clínicas apresentadas pela menina, é praticamente certo que tenha sido mesmo meningite meningocócica”, explica.

A enfermeira disse que foi feito um levantamento de todas as pessoas que tiveram contato imediato mais próximo com a menina, e todos foram medicados. Além disso, escola e familiares continuam sendo monitorados. “A escola chegou a fechar as portas nessa segunda, mas não era necessário. Hoje, ela já será reaberta normalmente. Estamos fazendo todo o monitoramento, a família já foi medicada, e agora é apenas esperar a comprovação do laudo, que deve sair em breve”, afirma.

Segundo a enfermeira, durante toda a semana família e escola serão monitoradas, inclusive com as indicações de cuidados, como a higienização de alimentos e mãos.

A menina sentiu os sintomas – febre, mal-estar, prostração – na sexta-feira, e foi internada no Hospital São Camilo, em Imbituba. Logo em seguida, já foi transferida para Florianópolis, onde faleceu no domingo.

Ontem, a prefeitura de Imbituba emitiu nota de pesar e suspendeu os Jogos Estudantis (Jeimb), em sinal de luto. As atividades retornam hoje.

Com informações do Jornal Diário do Sul 

Notícias Relacionadas

Por chineladas em criança de quatro anos, Tribunal de Justiça mantém condenação de padrasto em Criciúma

A criança possuía várias marcas pelo corpo, em regiões das pernas, costas e nádegas.

Van capota e deixa criança gravemente ferida em Lauro Müller

Segundo informações extra-oficiais, a vítima que estava com os pais, foi arremessada para fora do veículo.

Cinco ficam feridos após colisão frontal na SC-108, em Cocal do Sul; VEJA VÍDEO

Entre as vítimas, uma criança que estava na cadeirinha em um dos carros. Rodovia está parcialmente interditada em função do resgate pelas equipes de socorro.

Arma e munições são apreendidas na casa de suspeito de matar a ex-companheira

A polícia militar também encontrou o carro usado pelo suspeito para fugir após o crime