Saúde

Criança de 4 anos é diagnosticada com meningite viral em Morro da Fumaça

Prefeitura fez uma higienização na escola onde a criança estuda. Equipes percorrem unidades educacionais para orientar os pais e tirar dúvidas.

Divulgação/Prefeitura de Morro da Fumaça

Uma criança de 4 anos foi diagnosticada com meningite viral em Morro da Fumaça. Durante a manhã desta sexta-feira (4), informou a prefeitura da cidade, foi realizada uma higienização na escola onde o pequeno estuda, no distrito de Estação Cocal. Outros dois casos suspeitos da doença foram descartados.

Os resultados dos três exames, das crianças que apresentaram sintomas similares à doença, foram confirmados nesta sexta. Apenas uma criança foi diagnosticada com a meningite viral, que possui um quadro menos grave do que a meningite bacteriana, por exemplo.

“O município está seguindo as medidas preventivas da doença e prestando todo o suporte. Salientamos que não há motivo para preocupação. Dois casos foram descartados e um diagnosticado com meningite viral, menos grave e mais comum nesta época do ano”, complementou o secretário de Saúde de Morro da Fumaça, Robson Francisconi.

Ainda durante a manhã desta sexta, profissionais das secretarias de Saúde e de Educação se reuniram para traçar estratégias em relação à doença e, durante a tarde, visitaram todas as escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade para checar a higienização e tirar dúvidas dos pais.

“Queremos que as informações corretas cheguem à população e deixamos claro que não há motivo para alarde”, disse o secretário de Saúde.

Sintomas e prevenção

A meningite viral costuma ser caracterizada por um quadro benigno, isto é, menos grave e geralmente sem sequelas. Os sintomas assemelham-se aos de viroses comuns como febre, diarreia, dor de cabeça, além de rigidez na nuca.

Por ser uma doença de transmissão respiratória, alguns cuidados podem ser tomados para evitar a doença: lave as mãos frequentemente; não compartilhe objetos pessoais; use álcool 70%; não frequente locais com aglomero de pessoas; deixe os ambientes sempre arejados e mantenha as carteiras de vacinação em dia.

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Por chineladas em criança de quatro anos, Tribunal de Justiça mantém condenação de padrasto em Criciúma

A criança possuía várias marcas pelo corpo, em regiões das pernas, costas e nádegas.

Criança de dois anos com parafuso cravado na cabeça é atendida no Hospital de Lauro Müller

A Polícia Militar e o Conselho Tutelar foram chamados para averiguar lesão corporal em uma criança de dois anos neste domingo (2)