Saúde

Criança é internada com suspeita de meningite bacteriana em Içara

Unidade de educação que menino de 3 anos frequenta será interditada e colegas receberão medicação profilática.

Divulgação

Um menino de 3 anos foi internado com suspeita de meningite bacteriana em Içara, no Sul do Estado. O caso foi confirmado pela prefeitura nesta quinta-feira (3).

A criança está hospitalizada desde terça-feira (1º), e conforme informações dos familiares e da Vigilância Epidemiológica de Içara, passa bem e já saiu do isolamento.

A criança estuda no CEI Alegria do Saber, no bairro Presidente Vargas. A suspeita é de meningite meningocócica, forma mais letal da doença e que pode ser transmitida pelo contato.

Para evitar o contágio, a escola será fechada nesta sexta-feira (4), para limpeza e higienização. Os colegas de turma do menino também receberão medicação profilática, para evitar que a bactéria seja transmitida.,

Ainda segundo a prefeitura, às 18h desta quinta-feira será realizada uma reunião com pais dos alunos da turma da criança. Na ocasião, serão repassados esclarecimentos e orientações, inclusive sobre a medicação que será entregue nesta sexta.

A previsão é que as aulas na unidade sejam retomadas na segunda-feira (7). “Ressaltamos que a unidade escolar já toma medidas preventivas durante o ano todo, e que o contágio pode acontecer em qualquer ambiente que as crianças e os familiares frequentam”, diz a nota.

A prefeitura orienta, ainda, que em caso de qualquer sintoma em outros alunos, que os responsáveis procurem posto de saúde ou hospital.

Casos no Estado

Conforme o mais recente boletim da Dive-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), até 29 de agosto foram confirmados 32 casos de meningite meningocócica no Estado. Sete pessoas morreram em decorrência da doença.

Após o boletim, no entanto, foram registrados outros casos da doença em municípios de Santa Catarina. Entre eles estão dois bebês que morreram em Criciúma.

Divulgação

Principais sintomas

Os principais sinais e sintomas da meningite são febre, dor de cabeça intensa e contínua, rigidez na nuca e, nas meningites bacterianas, manchas vermelhas ou arroxeadas na pele.

Em crianças, os sintomas podem não ser tão evidentes, mas uma vez que seja verificada a presença de desânimo, prostração ou moleira, é necessário se dirigir a uma unidade de saúde imediatamente.

Com informações do site ND Mais

Notícias Relacionadas

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Por chineladas em criança de quatro anos, Tribunal de Justiça mantém condenação de padrasto em Criciúma

A criança possuía várias marcas pelo corpo, em regiões das pernas, costas e nádegas.

Cinco ficam feridos após colisão frontal na SC-108, em Cocal do Sul; VEJA VÍDEO

Entre as vítimas, uma criança que estava na cadeirinha em um dos carros. Rodovia está parcialmente interditada em função do resgate pelas equipes de socorro.

Marido morre em acidente de carro três dias após suspeita de matar mulher a tiros em SC

Colisão contra caminhão ocorreu nesta segunda na BR-116. Mulher foi encontrada morta na sexta, atingida por três disparos na cabeça.