Educação

Crianças de três à dez anos tem aula de italiano em Treviso

Escolas da rede municipal incluíram o idioma na grade curricular dos alunos

Cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino de Treviso, com idade entre três e dez anos, passaram a ter, a partir deste ano, aulas de língua italiana uma vez por semana. A disciplina foi inclusa na grade curricular das crianças do ensino infantil e do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano.

As aulas de italiano já eram disponibilizadas gratuitamente por iniciativa do governo municipal há quatro anos, porém eram ministradas na Casa da Cultura Aldo Baldin apenas para interessados.

O objetivo é promover a valorização da cultura dos imigrantes italianos desde a infância.

Em julho de 2010 o município firmou um Pacto de Amizade com a cidade de Farra de Soligo, do Veneto na Itália, no qual se comprometia a dar continuidade à preservação da cultura italiana, tento em vista que a comunidade é composta por mais de 70% de descendentes de italianos.

“A importância de estar incluindo a disciplina de italiano na grade curricular das crianças da rede municipal de ensino, foi para termos viva a memória de nossos colonizadores”, afirmou a secretária De educação Elaine Salvador Zeferino.

Colaboração: Rubia Ramos