Educação

Crianças do Lapagesse comemoram fim das férias com festa a fantasia

O projeto colônia de férias tem o objetivo de manter as crianças entretidas durante o dia, enquanto seus pais trabalham

Foto: Tiago Maciel

Foto: Tiago Maciel

Ao som de músicas infantis, com caras pintadas, comida e muita diversão, as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Afasc Lapagesse se divertiram na última semana de férias. O projeto colônia de férias tem o objetivo de manter as crianças entretidas durante o dia, enquanto seus pais trabalham. Durante todo o dia, os pequenos têm atividades diferentes como contação de histórias, brincadeiras de roda e jogos que estimulam a mente dos alunos.

O pequeno João Vitor Campos tem apenas três anos, mas muita energia para acompanhar as brincadeiras. Vestido de pirata ele conta que adora brincar de massinha e comer arroz com leite. “Minha mãe disse que arroz com leite é bom para crescer. E quero crescer logo e ficar bem forte”, disse o menino, fazendo gestos com seus pequenos braços.

A diretora do CEI Lapagesse, Barbara Tavares Dagostin, conta que as atividades são formas extrovertidas e sadias de manter as crianças na escola e auxiliar os pais, que muitas vezes não têm com quem contar durante o dia para cuidar dos filhos. A colônia de férias ocorre todos os dias da semana, das 6h30 às 18h30. “Esta é a última semana, então preparamos uma séria de atividades bem diferentes para animar nossos pequenos”, destaca Barbara.

Entre as brincadeiras, a predileta das crianças é a brincadeira no chuveirão. “Nós temos vários chuveirões para dar banho nas crianças. Eles se divertem no banho coletivo. É uma forma de refrescá-los, em dias tão quentes”, explica a diretora.

Nesta última semana de recreações foram realizados com as crianças de zero a cinco, o dia do pijama, na segunda-feira e festa a fantasia, na terça-feira (29). Na quarta-feira (30) é o dia do Tigrão, onde as crianças devem ir para o CEI com uniforme do time do Criciúma Esporte Clube e na quinta-feira é o encerramento. “Nossa intenção é deixar o local limpo e pronto para a volta às aulas, no dia seis de março”, conta Bárbara.

A nutricionista Bruna Heinzen Cardoso acrescenta que toda a alimentação produzida para as crianças é balanceada. “Nós preparamos cardápios diferentes, como cachorro-quente, pizza, pipoca, sucos, vitaminas. Tudo isso respeitando os limites calóricos. Além de que as crianças com tolerância à lactose recebem alimentação separada”, destaca.

Tiago Maciel/Decom Prefeitura de Criciúma