Educação

Crianças experimentam alimentos de forma divertida

Foto: Jussi Moraes

Foto: Jussi Moraes

O Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Nova Esperança, está em festa nesta sexta-feira (29). Das 9 horas até às 17 horas acontece a 2ª Mostra Cultural – Artes, Saberes e Sabores, envolvendo todas as crianças e professoras do educandário. Haverá exposição, apresentações e serão mostrados os trabalhos que foram desenvolvidos em sala de aula com o tema “O que que a baiana tem?”, música da cantora Carmem Miranda.

Segundo a diretora do CEI, Alyne Cecília da Silva, a música serviu de inspiração para as professoras do grupo 5B desenvolverem uma atividade sobre as frutas que fazem parte do dia-a-dia das crianças. Todas as professoras se reuniram e resolveram construir um projeto para trabalhar as frutas, verduras, legumes, sempre destacando a importância desses alimentos no cardápio. “Frutas, verduras e legumes são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Esses alimentos são necessários para o bom funcionamento do organismo e fazem parte do nosso cardápio escolar, mas no dia-a-dia eles não são bem aceitos pela maioria das crianças”, considerou.

A coordenadora do Departamento de Educação Infantil (DEI), Elen Marcelino Jaques, ressaltou que de forma lúdica é possível incentivar e tornar a alimentação prazerosa. Tanto que em sala de aula as crianças brincaram com o dado das frutas. A orientadora pedagógica, Simone Svaisser Bacha, conta que na brincadeira a criança jogava o dado e tinha que experimentar a fruta. “Com a experiência elas falavam se a fruta era azeda ou doce”, relatou.

Para a mostra desta sexta-feira o CEI AFASC Santa Luzia foi convidado para participar, levando amostras do Projeto Ambiental – A importância de uma alimentação saudável.

Colaboração: Jussi Moraes