Geral

Criciúma 2050 começa a ser planejada com a sociedade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Plano Criciúma 2050, lançado pela Administração Municipal em setembro, terá sua primeira etapa envolvendo a sociedade no processo. O evento será realizado nesta quinta-feira (29), às 19h, no Bloco P da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e tem objetivo de chamar os estudantes e toda a comunidade para ajudar a pensar a Criciúma dos próximos anos. A ação contará com a palestra “Paradigmas do presente para a cidade do futuro”, do arquiteto e urbanista Michel Mittmann. “Até hoje Criciúma cresceu sem um planejamento definido, mas já passamos dos 200 mil habitantes e está mais do que na hora de pensar com mais zelo os próximos passos. O Criciúma 2050 tem essa meta, organizar o crescimento da cidade seguindo os pilares econômico, social e ambiental. Mas a Prefeitura não fará isso sozinha, precisamos que a sociedade também esteja engajada e compareça aos eventos promovidos exatamente para este fim: o planejamento. Teremos a presença de um profissional referência na área do urbanismo e esperamos que todos aproveitem o que de melhor ele tem para nos passar”, afirma o prefeito Márcio Búrigo.

No evento também será apresentado tudo aquilo que já foi feito no Plano Criciúma 2050 e o que está em fase de construção. “Nós temos uma equipe empenhada em ideias que visem ao desenvolvimento sustentável da cidade e diversas ações já estão em andamento. Apresentar esses passos à sociedade é uma forma de prestar contas daquilo que é feito, mas também uma oportunidade de receber opiniões que contribuam para melhorar ainda mais essas ideias”, comenta o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Jader Westrup.

Após elaborado, o Criciúma 2050 se tornará Projeto de Lei levado à apreciação da Câmara de Vereadores. Antes disso, serão realizadas audiências públicas para discutir o plano com a sociedade. “Serão cinco audiências públicas, todas no mês de novembro, que abrangerão as grandes regiões da cidade: Rio Maina, Próspera, Quarta Linha, Santa Luzia e Centro. Dessa forma toda a população poderá conhecer e opinar na construção no planejamento da cidade”, complementa Westrup. As datas e locais das audiências públicas serão divulgados no evento desta quinta-feira (29).

Colaboração: Bruna Borges