Geral

Criciúma: atendimentos odontológicos apenas para urgência e emergência

Atendimentos odontológicos nas UBS realizarão apenas procedimentos específicos

Divulgação

Os atendimentos odontológicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma serão voltados novamente apenas para procedimentos de urgência e emergência, já a partir da próxima segunda-feira (23). A determinação é uma medida protetiva prevista na Nota Técnica Conjunta do Estado de Santa Catarina, nº 014/2020, devido ao aumento nos números de casos da covid-19, que suspende as consultas eletivas.

Os serviços odontológicos são considerados de alto risco para a contaminação do vírus, podendo afetar não só o profissional, como também o paciente em atendimento. Trata-se da alta carga viral presente nas vias aéreas superiores, devido a possibilidade de exposição aos materiais biológicos. A possibilidade da grande geração de aerossóis contaminados durante os procedimentos também é um motivo.

As Unidades de Saúde que já possuem atendimentos com dentistas atenderão urgência (quando não apresenta risco de morte ao paciente) e emergência (risco de morte ao paciente). O recomendado é ligar antes de se dirigir ao local para evitar aglomeração de pessoas, uma vez que a equipe profissional realizará as medidas de segurança. “Essa restrição acontece por conta da matriz de risco, pedimos que as pessoas também colaborem em se atentar ao distanciamento e cuidados necessários e sempre buscar a sua unidade de referência”, salientou o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Deivid Freitas.

Centro de Especialidade Odontológica

O Centro de Especialidade Odontológica (CEO), localizado no bairro Próspera, continuará realizando tratamentos específicos com todos os cuidados necessários para manter o distanciamento social e a segurança dos profissionais e pacientes. Os tratamentos disponíveis são Endodontia (tratamento de canal), Periodontia (tratamento gengival), Cirurgia Bucomaxilo Facial (cirurgias odontológicas de alta/média complexidade), Odontopediatria (atendimentos pediátricos), Atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais, Prótese Dentária, Ortodontia Preventiva e Disfunção Temporomandibular Dor Orofacial.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Joinville-SC desbanca atual bicampeão e avança à semifinal da LNF

Esta é a sexta vez que a equipe catarinense garante um lugar entre os quatro melhores do torneio

Dólar fecha em R$ 5,37 e tem maior queda em uma semana

Euforia global faz bolsa encostar em 110 mil pontos

Santa Catarina será o primeiro estado do Sul a implantar biometria neonatal em alta definição

As informações coletadas são enviadas para as autoridades públicas.

Criciúma vacina mais de 9,7 mil crianças e supera meta de cobertura da poliomielite

Município também ficou acima da média na Região Carbonífera