Futebol

Criciúma cobra mudança de postura e projeta “virada de chave” para a Série B

Diretor de futebol Thiago Gasparino falou sobre balanço do Catarinense, reforços, base e planejamento para o Brasileiro.

Foto: Divulgação

O diretor de futebol do Criciúma, Thiago Gasparino, concedeu entrevista coletiva no CT Antenor Angeloni para fazer um balanço da campanha no Campeonato Catarinense e projetar o início da Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo ele, o clube agora vive um momento de “virada de chave” na temporada.

Gasparino destacou que, apesar da eliminação nas quartas de final do Estadual, o clube alcançou um objetivo importante ao garantir vaga na Copa do Brasil de 2027.

“Sabemos que poderíamos ter conquistado alguns pontos a mais em determinados jogos, mas também alcançamos um objetivo importante da temporada, que é voltar à Copa do Brasil. Isso impacta diretamente na parte orçamentária do clube e no fluxo de caixa”, afirmou.

O dirigente também ressaltou que, com o fim do Catarinense, o elenco passa a estar totalmente integrado, já que alguns reforços não puderam atuar no Estadual. “Agora está todo mundo na mesma página, dentro do mesmo contexto de trabalho. Antes era difícil fazer a gestão do elenco com atletas que não estavam inscritos. Agora o Eduardo pode escolher os melhores para iniciar o Campeonato Brasileiro”, disse.

Gasparino também falou sobre a utilização de jogadores das categorias de base. Segundo ele, o clube seguirá valorizando os jovens, mas as oportunidades dependem do desempenho no dia a dia. “Tivemos 16 atletas da base inscritos e vários integrados ao elenco profissional. Alguns tiveram mais minutos, outros menos. Agora as oportunidades vão aparecer no trabalho do dia a dia e eles precisam aproveitar”, comentou.

O dirigente citou exemplos de jovens que ganharam espaço no grupo. “O Iago aproveitou as oportunidades e hoje é uma realidade dentro do clube. Outros atletas também tiveram minutos e seguem nesse processo de evolução”, acrescentou.

Gasparino também revelou que o clube analisa empréstimos para alguns jovens que têm poucas oportunidades no profissional. “Ficar só treinando também não é o ideal. Estamos analisando algumas procuras por atletas para que eles possam ganhar minutos e criar essa casca que é importante no amadurecimento”, explicou.

Sobre o mercado, o dirigente disse que o clube segue atento, mas sem entrar em disputas financeiras. “O mercado oferece oportunidades, mas nem todos os atletas entregam aquilo que buscamos. Perdemos alguns jogadores por questões financeiras, porque não vamos entrar em leilão”, pontuou.

Gasparino reforçou ainda o respaldo da diretoria ao técnico Eduardo Baptista. “É um treinador que conhece muito bem a Série B. Nos últimos três anos tem mais de 100 jogos na competição e mais de 50 vitórias. Ele tem total respaldo da diretoria”, afirmou.

O dirigente também chamou atenção para um problema que, segundo ele, precisa ser corrigido: as expulsões. “Nos 46 jogos do Eduardo no Criciúma tivemos 10 expulsões, e seis impactaram diretamente no resultado. Precisamos estancar isso, porque prejudica muito a equipe”, destacou.

Por fim, Gasparino falou sobre o objetivo do clube na Série B.

“O primeiro objetivo é chegar rápido aos 45 pontos. A partir disso, o cenário se abre para buscar algo maior, que é o acesso”, concluiu.

O Criciúma estreia na Série B no dia 22 de março, fora de casa, contra o Náutico.

Para receber em tempo real as principais notícias do Tigre,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando aqui.

Notícias Relacionadas

Aluna Satc é campeã brasileira de Xadrez Blitz

Fortaleza: Carpini prega respeito antes de duelo com o Criciúma

Técnico comentou a pressão no comando do Leão, negou qualquer intenção de deixar o cargo e destacou confiança no trabalho para o confronto de domingo, dia 19, no Presidente Vargas

Criciúma pressionado: vitória da Chapecoense joga o Tigre para o quarto lugar e acende alerta na Série B

Remo venceu Athletico, impediu que o Tigre saísse do G4, mas tabela ficou apertada para o carvoeiro.

Violência marca saída da Ressacada após clássico entre Avaí e Criciúma

Van de torcedores do Criciúma também foi atacada na BR-101.