Geral

Criciúma desativa sala de vacina para transformar em salão de festas

Sinais dos novos tempos em que a vacinação diminui e os tempos de festas estão de volta.

Divulgação

Esta próxima semana – de 16 a 20 de novembro – será a última em que o governo municipal de Criciúma ocupa o Centro Comunitário da Comunidade Santa Bárbara como sala de vacinas. A partir do dia 22 a vacinação será transferida para o antigo Laboratório Central Municipal localizado em um prédio com multifuncionalidade no centro da cidade. Esta decisão, entretanto, não é do governo e sim da comunidade católica que necessita do salão para realizar as celebrações alusivas ao dia de Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros, que se comemora no dia 4 de dezembro.

Esta mudança tem forte simbolismo. Os locais de vacinação estão se tornado menores e menos procurados enquanto as salas de festas, que permaneceram fechadas por 19 meses, estão autorizadas a receber eventos.

Neste sábado Criciúma manteve o último dia de vacinação no salão que se tornou na principal unidade de imunização da Covid-19 neste período. Estão se vacinando adolescentes de 12 a 17 anos e adultos acima de 18 anos assim como as doses de reforço para imunossuprimidos, idosos com 560 anos e acima que tomaram a segunda dose, ou seja, que já completaram o calendário vacinal até o dia 16 de junho e os profissionais de saúde que tomaram a segunda dose até o dia 17 de maio.

Na terça-feira (16) a vacinação continua em todas as Unidades Básicas de Saúde e ainda no Salão Paroquial da Santa Bárbara, das 8h às 17h.

A Festa de Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros, acontece todos os anos no dia 4 de dezembro, dia em que é feriado municipal em Criciúma. Uma romaria com a imagem da santa é levada de diferentes locais até a igreja que fica localizada no bairro que tem o nome como homenagem à santa. Por conta disso toda a estrutura da comunidade é usada para as comemorações e celebrações.

Com informações do site ND Mais

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Jacinto Machado vacina idosos contra a gripe em casa para evitar aglomerações nos postos

No total, são 2.200 pessoas acima de 60 anos, que serão imunizados.

Coronavírus em SC: Fapesc convida pesquisadores para falar sobre desenvolvimento de vacina para Covid-19

A Fapesc convidou os pesquisadores André Báfica e Daniel Mansur para conversar diretamente com os catarinenses em live nas redes sociais nesta quinta-feira (30), às 17h.

Universidade de Brasília e HUB iniciam teste de vacina contra covid-19

Apenas profissionais de saúde podem participar do estudo

Ministro da Saúde anuncia dose de reforço de vacina contra Covid-19 para quem tem mais de 60 anos

Até aqui, o Ministério da Saúde havia anunciado a dose de reforço para imunossuprimidos, profissionais de saúde e pessoas com 70 anos ou mais.