Geral

Criciúma deve repetir as abordagens sociais nas próximas semanas

Iniciativa visa encaminhar pessoas em situação de rua e dependentes químicos para comunidades terapêuticas ou centros de reabilitação.

Divulgação

A Secretaria de Assistência Social e Habitação, acompanhada da Defesa Civil e da Divisão de Fiscalização Urbana (DFU) e apoio da Polícia Militar, têm realizado abordagens sociais na cidade para amparar pessoas em situação de rua. O objetivo é realizar mais ações nas próximas semanas.

Durante a abordagem a equipe apresenta os serviços prestados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e pela Casa de Passagem, e as pessoas abordadas é que decidem se querem ser encaminhadas a estes locais e às comodidades ofertadas. O Centro Pop, oferece café da manhã, almoço, banho, roupas e produtos de higiene pessoal.

“Lá tem álcool gel, fornecimento de máscara e medição de temperatura”, afirma a coordenadora da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Dudi Sônego. O local também auxilia na passagem de transporte para as pessoas que escolherem voltar para as suas cidades natais. A maioria dos abordados tem entre 18 e 39 anos. Acima dos 40 anos o número de pessoas em situação de rua é menor.

Já a Casa de Passagem serve para aqueles que precisam de um local permanente para dormir alguns dias até se estabilizar. Nos dois locais também é feito o encaminhamento de documentos para aqueles que não tem e a condução a uma comunidade terapêutica para os dependentes químicos. “Houve vários encaminhamentos positivos. É preciso criar vínculos com as pessoas. Nada é forçado e obrigado”, relata a coordenadora. Segundo Dudi também são feitas testagens para a Covid-19 nas pessoas em situação de rua e os positivados são encaminhados para tratamento.

Município de Criciúma/ Thaís Borges

Notícias Relacionadas

Porto de Imbituba já realizou mais de 22 mil abordagens para controle contra a Covid-19

A ação ocorre 24h por dia e é conduzida por profissionais da área de enfermagem.

Operação Varredura é realizada em Orleans

Policiais militares de Orleans e Pelotão de Patrulhamento Tático - PPT de Içara fiscalizaram bares e abordaram pessoas em seis bairros da cidade.

Dimensão da pandemia no Brasil será percebida nas próximas semanas

Diretor do Butantan afirma que país está no começo da epidemia

Moradores de rua são removidos de espaços públicos em Tubarão

Foram realizadas 10 abordagens, e em todas não houve problemas dos moradores de rua em acatar as determinações.