Segurança

Criciúma é alvo de operação contra comércio ilegal de animais silvestres e lavagem de dinheiro

Operação Gaiola de Ouro cumpre nove mandados de busca e apreensão em Criciúma, Blumenau, Indaial e Barra Velha; investigação também apura maus-tratos e uso de documentos falsos.

Foto: MPSC / Divulgação

A cidade de Criciúma está na rota de uma investigação que apura o comércio ilegal de animais silvestres e exóticos, lavagem de dinheiro e maus-tratos. Na manhã desta quinta-feira (3), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a Operação Gaiola de Ouro, com o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em quatro cidades catarinenses.

Além de Criciúma, as buscas ocorreram em Blumenau, Indaial e Barra Velha. A ação foi realizada em apoio à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Indaial e contou com a participação da Polícia Militar Ambiental, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e da Receita Estadual.

Segundo as investigações, os suspeitos teriam utilizado empresas regularmente constituídas para dar aparência de legalidade às atividades investigadas. O grupo é suspeito de comercializar animais entre estados, utilizar documentos com informações falsas, lavar dinheiro e ocultar patrimônio, além de praticar maus-tratos.

As apurações indicam que plataformas digitais, redes sociais e grupos de mensagens eram utilizados para viabilizar os negócios. Os investigados também teriam uma estrutura logística própria para aquisição, transporte e comercialização dos animais.

Durante a operação, foram apreendidos documentos, dispositivos eletrônicos e registros financeiros. O material será analisado para esclarecer a extensão das possíveis irregularidades, inclusive financeiras e tributárias, e identificar outros envolvidos.

O processo tramita em sigilo. Não foram divulgados detalhes sobre os alvos das buscas em Criciúma.

Notícias Relacionadas

Festas de Outubro terão cerco contra motoristas alcoolizados nas rodovias de SC

Operação da PRF começa nesta sexta-feira (9), com fiscalização reforçada na BR-470 e na BR-101; feriadão deve concentrar o maior movimento.

Forquilhinha é alvo de operação do GAECO que investiga adolescente por acesso a conteúdos extremistas

Ação do CyberGAECO apura possível ato infracional após indícios de acesso recorrente a grupos extremistas e conteúdos relacionados a práticas criminosas na internet.

Comércio de Jaguaruna é arrombado e mais de 100 garrafas são furtadas

Crime aconteceu durante a madrugada no Campo Bom; prejuízo estimado pelo proprietário chega a quase R$ 30 mil.

Unibave abre seleção para operação de cantina no campus

Processo prevê concessão de espaço de 391,67 m² por 36 meses, com propostas a partir de R$ 2 mil mensais.