Geral

Criciúma é considerada a cidade mais transparente de SC e a 9ª em todo Brasil

Reconhecimento veio com a nota 9.95 na 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) - Avaliação 360°, da Controladoria Geral da União (CGU)

Divulgação

Criciúma é a cidade mais transparente de Santa Catarina, a segunda do Sul do país e a 9ª em todo o Brasil. O mérito do município veio pelo recebimento da nota 9.95 na 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU). O resultado foi divulgado na última segunda-feira (15) e avaliou 665 municípios com mais de 50 mil habitantes.

“A transparência sempre foi um dos nossos compromissos com o cidadão. Nos últimos anos, trabalhamos pesado em volta disso. Reformulamos o nosso Portal da Transparência para que o cidadão comum tivesse acesso às informações do nosso governo, de uma forma simples e direta. E as nossas ações são divulgadas para que todos possam ter conhecimento. A transparência é importantíssima e damos muito valor para ela”, frisou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Conforme o diretor da Tecnologia da Informação da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, o setor é um norteador no assunto, mas é um trabalho de todos os gestores, funcionários e departamentos da administração. “Dentro do setor de TI temos uma área exclusiva para a transparência, o nosso funcionário Alexandre de Assis Ferreira é o responsável 100% por esse trabalho. Além disso, não priorizamos somente o portal, mas um todo. Por exemplo, criamos a plataforma Minha Vacina, que o cidadão pode ter acesso à quantidade de vacinas que foram disponibilizadas, quantas foram aplicadas e quais os grupos que estão recebendo as doses. Todas nossas plataformas estão integradas ao Portal da Transparência”, explicou.

O diretor ainda explica que a CGU avalia a transparência ativa e passiva. A ativa é o acesso à informação que não é obrigatório por lei, mas que a prefeitura julga ser importante à população. Já a passiva é a transparência que é obrigatória por meio da legislação. “A nossa meta é chegar a nota 10 e estamos trabalhando nisso. Identificamos o requisito que não tínhamos para ganhar a nota máxima, mas é algo novo e já começamos a inclui-lo no nosso trabalho”, complementou. Além disso, tem um profissional também dentro da Procuradoria responsável pelas demandas de requerimentos do acesso à informação, assim a funcionária entra em contato com os responsáveis e encaminha uma resposta em tempo hábil.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência (transparencia.criciuma.sc.gov.br) foi repaginado em 2019, e conta com tutorial, glossários e acessibilidade. O cidadão encontra informações sobre as categorias do setor público, como receitas, despesas, patrimônio, demonstrativos, licitações, compras, contratos, pessoal, obras, contas públicas, institucional, saúde, documentos oficiais, convênios, legislativo e carta de serviços.

Além disso, a plataforma também tem um espaço para o acompanhamento das obras em Criciúma, podendo verificar as já concluídas e as que estão em andamento.

Prêmio

O Portal da Transparência também triunfou em 2019, conquistando o prêmio na categoria Projeto Inovador do 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais.

Notícias Relacionadas

Eleições Cerbranorte: candidatos à presidência da Chapa 2 apresentam propostas em live do Portal Sul in Foco

A Assembleia Geral e as Eleições serão nesta sexta-feira e sábado, dias 1º e 2, e a gestão ocorrerá entre outubro de 2021 e março de 2025.

Vereadores recebem presidente da Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico em sessão do Legislativo de Lauro Müller

Pitbull que matou cão vira-lata ataca novamente no distrito de Pindotiba, em Orleans; VEJA O VÍDEO

Desta vez, o ataque foi impedido por um homem que presenciou o fato, salvando o outro cão.

Braço do Norte implanta faixas de pedestres com material termoplástico extrudado

Ainda segundo Beto, a aplicação é realizada sob a supervisão da Secretaria de Planejamento Urbano