Geral

Criciúma é considerada a cidade mais transparente de SC e a 9ª em todo Brasil

Reconhecimento veio com a nota 9.95 na 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) - Avaliação 360°, da Controladoria Geral da União (CGU)

Divulgação

Criciúma é a cidade mais transparente de Santa Catarina, a segunda do Sul do país e a 9ª em todo o Brasil. O mérito do município veio pelo recebimento da nota 9.95 na 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU). O resultado foi divulgado na última segunda-feira (15) e avaliou 665 municípios com mais de 50 mil habitantes.

“A transparência sempre foi um dos nossos compromissos com o cidadão. Nos últimos anos, trabalhamos pesado em volta disso. Reformulamos o nosso Portal da Transparência para que o cidadão comum tivesse acesso às informações do nosso governo, de uma forma simples e direta. E as nossas ações são divulgadas para que todos possam ter conhecimento. A transparência é importantíssima e damos muito valor para ela”, frisou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Conforme o diretor da Tecnologia da Informação da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, o setor é um norteador no assunto, mas é um trabalho de todos os gestores, funcionários e departamentos da administração. “Dentro do setor de TI temos uma área exclusiva para a transparência, o nosso funcionário Alexandre de Assis Ferreira é o responsável 100% por esse trabalho. Além disso, não priorizamos somente o portal, mas um todo. Por exemplo, criamos a plataforma Minha Vacina, que o cidadão pode ter acesso à quantidade de vacinas que foram disponibilizadas, quantas foram aplicadas e quais os grupos que estão recebendo as doses. Todas nossas plataformas estão integradas ao Portal da Transparência”, explicou.

O diretor ainda explica que a CGU avalia a transparência ativa e passiva. A ativa é o acesso à informação que não é obrigatório por lei, mas que a prefeitura julga ser importante à população. Já a passiva é a transparência que é obrigatória por meio da legislação. “A nossa meta é chegar a nota 10 e estamos trabalhando nisso. Identificamos o requisito que não tínhamos para ganhar a nota máxima, mas é algo novo e já começamos a inclui-lo no nosso trabalho”, complementou. Além disso, tem um profissional também dentro da Procuradoria responsável pelas demandas de requerimentos do acesso à informação, assim a funcionária entra em contato com os responsáveis e encaminha uma resposta em tempo hábil.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência (transparencia.criciuma.sc.gov.br) foi repaginado em 2019, e conta com tutorial, glossários e acessibilidade. O cidadão encontra informações sobre as categorias do setor público, como receitas, despesas, patrimônio, demonstrativos, licitações, compras, contratos, pessoal, obras, contas públicas, institucional, saúde, documentos oficiais, convênios, legislativo e carta de serviços.

Além disso, a plataforma também tem um espaço para o acompanhamento das obras em Criciúma, podendo verificar as já concluídas e as que estão em andamento.

Prêmio

O Portal da Transparência também triunfou em 2019, conquistando o prêmio na categoria Projeto Inovador do 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais.

Notícias Relacionadas

Justiça mantém prisão preventiva de motorista que arrastou moto por 32 quilômetros em SC

Acidente na BR-101 deixou motociclista ferido e matou a mulher dele. Na noite anterior, caminhoneiro usou entorpecentes e dirigiu sob luzes piscando e som alto, segundo MPSC.

Com 129 pacientes, SC tem menor número de pessoas à espera de leito UTI Covid em 45 dias

Fila está zerada no Oeste e na Grande Florianópolis, de acordo com boletim do governo do estado.

Governo abre crédito de R$ 2,6 bi para custear UTIs nos estados

Recursos também serão usados em medicamentos para intubação

Covid-19: idosos de 64 e 65 anos serão vacinados neste sábado (17) em Cocal do Sul

Paralelo à vacinação contra a Covid-19, o município também segue com a campanha contra a gripe e atenderá em horário estendido