Saúde

Criciúma efetiva credenciamento e duas equipes irão atender pelo Programa Melhor em Casa

O objetivo da Secretaria de Saúde é levar atendimento médico a pacientes em domicílio, humanizando as consultas e evitando internações hospitalares desnecessárias

Foto: Arquivo/Decom

Criciúma terá duas equipes que atenderão pelo Programa Melhor em Casa. Médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, farmacêutico, nutricionista e fonoaudiólogo, formarão as equipes multiprofissionais que se revezarão para o atendimento domiciliar. O objetivo do programa é levar atendimento médico às casas de pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, pessoas com necessidade de assistência, idosos, entre outros, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.

O credenciamento ao programa veio depois de quase um ano da solicitação inicial e foi muito comemorado pelo secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande. “É mais um importante passo para a humanização da saúde, nossa principal busca como gestores”, destacou o secretário, acrescentando que, além da humanização, o programa também significa “menor exposição à infecção hospitalar, maior conforto para o usuário e sua família, maior autonomia do cuidador e do paciente, diminuindo a necessidade e frequência de reinternações hospitalares, além de disponibilização de leitos para os usuários que necessitam de internação hospitalar”.

Com a garantia do credenciamento, o próximo passo é criar os fluxos de trabalho e montar as equipes para iniciar os atendimentos. “Temos três meses para definir todos os detalhes do funcionamento do programa no município. É mais uma fase que exigirá empenho, mas da mesma forma, nos deixa felizes em saber dos benefícios que o programa irá proporcionar”, explicou o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Deivid Freitas, que também esteve à frente dos trabalhos de credenciamento.

O programa irá funcionar de segunda a sexta-feira, 12 horas por dia e, podendo ser em regime de plantão nos finais de semana e feriados. As duas equipes credenciadas em Criciúma se revezarão para os atendimentos.

Notícias Relacionadas

Pessoas com 54 e 55 anos serão vacinadas contra Covid-19, em São Ludgero

Durante a vacinação contra Covid-19 as Secretarias de Assistência Social e Saúde estão realizando a campanha “Vacina contra Fome”.

Criança é flagrada dirigindo veículo na Estrada Geral do Rio Novo, em Orleans

A criança foi abordada junto com seu avô, que estava no banco do carona

Mais três unidades de saúde passam por reformas em Morro da Fumaça

São cinco as estruturas que recebem por melhorias nos últimos dois anos

Criciúma vence e assume vice-liderança da Série C

Hygor e Dudu marcaram os gols da vitória do Tigre por 2 a 1 sobre o Ypiranga